Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
08/03/2019

Parecer sobre os procedimentos de aumento peniano

A maioria dos homens que procura procedimento de aumento peniano é portadora de um pênis normal, sem anormalidades anatômicas. Trata-se de uma dismorfofobia na qual o paciente faz uma interpretação errônea das dimensões da sua genitália.

Como o nível de ansiedade é alto, nestes casos, o paciente realmente “procura uma solução” e vai acreditar nos resultados apresentados pelo profissional, independentemente da idoneidade ou não dos resultados apresentados.

A orientação ética e honesta é não operar estes pacientes, e sim tratar o transtorno psicológico/emocional. A proposta de aumento peniano como um procedimento cosmético do pênis normal é ainda considerada uma técnica investigacional e experimental.

Várias técnicas de alongamento e/ou aumento da espessura peniana têm sido descritas, mas nenhuma se mostrou efetiva e segura, isto é, não existe medicina baseada em evidências nestes procedimentos.

O índice de complicações (como fibrose peniana, disfunção erétil ou mesmo infecções graves) e insatisfações com estes procedimentos de aumento peniano é bastante alto (Alter G, 1997; Rosenteeins M, 1995; Ghanen H, 2007).

O Conselho Federal de Medicina define como experimentais os procedimentos cirúrgicos de aumento peniano e neurotripsia (D.O.U.; 12 agosto de 1997. Seção 1, p. 17.338.). O Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 196/96, tem o mesmo pensamento e considera cirurgia experimental, que pode ser realizada apenas em estudos experimentais, com consentimento informado e sem ônus para o paciente.

Os últimos consensos brasileiro e latino-americano de Medicina Sexual, assim como as publicações mais recentes, recomendam a não realização do procedimento de alongamento peniano, por não apresentar resultados satisfatórios e estar acompanhado de altos índices de complicação e insatisfação.

A Sociedade Brasileira de Urologia, através do seu Departamento de Medicina Sexual e Reprodução, contraindica esta prática e reforça que não há estudos ou dados científicos que confiram credibilidade, eficácia ou segurança de qualquer técnica de aumento das dimensões penianas.

Sociedade Brasileira de Urologia

Departamento de Medicina Sexual e Reprodução

Dr. Giuliano AitaDr. Eduardo BerteroDr. Fernando LorenziniDr. Carlos CairoliDr. Carlos Da Ros

Veja também:

15/03/2024

Incontinência urinária no SBU em Casa

O primeiro SBU em Casa de 2024 abordou o tema “Tratamento da incontinência urinária em mulheres: além dos guidelines

leia mais
15/03/2024

Seccionais esclarecem sobre incontinência urinária

Neste mês de março a SBU e suas seccionais aproveitam o Dia Mundial da Incontinência Urinária, celebrado em 14/03, para realizar a campanha Saia do Molhado

leia mais
08/03/2024

SBU-SE e SBU-RN esclarecem sobre câncer de pênis

As seccionais da SBU em Sergipe e no Rio Grande do Norte realizam em fevereiro variadas ações para...

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar