T. Especialista

tisbu_landing_3

Existem duas formas de obter o título de especialista da Sociedade Brasileira de Urologia, o TiSBU.

A primeira e mais fácil é o concurso Pró-TiSBU, realizado durante os três anos de residência médica. Nesse concurso, o residente faz a prova após ter completado cada ano da residência. Assim, o residente faz três provas, com nível de dificuldade apropriado para o seu nível de formação. Desta forma, há temas para o primeiro ano (R1), segundo ano (R2) e terceiro ano (R3), devidamente divulgados em edital específico do concurso.

Em cada uma dessas provas, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos. Para os residentes de primeiro e segundo ano que atingirem 50 pontos e menos de 60 pontos, é permitido prestar a prova do ano seguinte na situação condicional, mas nesse caso, ele deverá compensar a pontuação, obtendo uma nota superior a 60 e proporcional aos pontos que faltaram na prova anterior. Caso não obtenha pontuação suficiente em um dos anos (mínimo de 50 pontos no primeiro e/ou segundo ano), não poderá prestar mais o Pró-TiSBU e deverá tentar obter o seu título de especialista no concurso para médicos que já terminaram a residência, que ocorre em data separada.

A prova de título deste ano (Pró-TiSBU/2016) acontecerá no dia 10/04/2016, na cidade de São Paulo, na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), situada na Avenida Lins de Vasconcelos, 1222 (unidade I) / 1264 (unidade II), conforme constará no comprovante de inscrição de cada candidato. A prova será no formato eletrônico (assim como ocorreu na avaliação do Pró-TiSBU 2014 e de 2015), terá duração de quatro horas e início às 9h. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas pelo site www.ibgpconcursos.com.br, no qual todas as informações e normas referentes ao concurso estão disponíveis.

A segunda forma para obter o título é o concurso TiSBU tradicional. Essa prova é realizada, tradicionalmente, no Congresso Brasileiro de Urologia ou na Jornada Carioca de Urologia, que ocorrem em anos alternados. Para prestar essa prova, o candidato tem que ter completado a residência médica em Urologia em serviço com programa de residência aprovado pela SBU e/ou pelo MEC. Alternativamente, médicos que fizeram estágio de Urologia e tenham experiência comprovada de pelo menos seis anos na área podem também prestar o concurso.

O título de especialista é a melhor forma de valorização profissional. A SBU trabalha ativamente para que o TiSBU seja cada vez mais respeitado pelos pacientes e órgãos contratantes e pagadores de serviços em Urologia.

Comissão de Seleção para o Título de Especialista (CSTE)

Após extensa discussão envolvendo a AMB, o CFM e as Sociedades de Especialidades, foram traçadas as normativas que orientam os portadores de Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação a iniciar o processo de revalidação. Foi então criado dentro na AMB um departamento exclusivo para isso, chamada Comissão Nacional de Acreditação (CNA). O processo de controle da pontuação não é realizado dentro da SBU ou no nosso site.

Os membros que obtiveram título de especialista após 2006 são obrigados a renová-lo a cada cinco anos. Para os que obtiveram título anteriormente é aconselhado, mas não obrigatório.

O processo de renovação pode ser feito através de uma prova oferecida pela sociedade ou pelo somatório de 100 pontos acumulados ao longo dos cinco anos. Você deve visitar o site da CNA para se cadastrar, verificar e acompanhar seus pontos. Nele constam as regras e normativas de revalidação, assim como a tabela de atividades acadêmicas científicas e seus valores de pontuação.

Os pontos obtidos com a participação em eventos são creditados automaticamente após envio pelo organizador da lista de participantes à CNA. Já as situações individuais, como apresentação de tema livre, defesa de mestrado, etc, devem ser devidamente documentadas e encaminhadas por correio direto à CNA. Esses pontos são contabilizados até o fim do ano corrente.

down123-2  Resolução – CFM nº 1.772/2005

Pontuação da Participação em Eventos realizados no Exterior

A participação em congressos no exterior referente à especialidade urológica permite o acúmulo de cinco pontos por evento. Para isso os comprovantes devem ser encaminhados com folha de rosto contendo nome, CPF e e-mail para Sede da Associação Médica Brasileira, situada à Rua São Carlos do Pinhal, 324 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01333-903 – A/C CNA.


Todos os direitos reservados © 2017 sbu.org.br - Sociedade Brasileira de Urologia
Desenvolvido por Unimagem Produções Audiovisuais Ltda