Campanha #VemProUro chega à quinta edição incentivando a vacinação contra o HPV

A SBU realiza em setembro a quinta edição da campanha #VemProUro, que este ano enfatiza a importância de o menino também cuidar da sua saúde genital e reprodutora e se engaja ainda na luta contra os cânceres provocados pelo HPV, conclamando os responsáveis a levarem seus adolescentes para serem vacinados.

Levantamento inédito realizado pela SBU com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde aponta que o número de atendimentos de adolescentes meninos de 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária.

Os dados de atendimentos gerais dos adolescentes ao SUS corroboram essa análise de que os jovens meninos não cuidam da saúde. Números de 2020 do Ministério da Saúde mostram que o acesso das meninas entre 12 e 19 anos ao SUS foi quase 2,5 vezes maior que o dos meninos.

Já os dados do Programa Nacional de Imunizações revelam baixas coberturas vacinais de HPV com as duas doses para ambos os sexos. Enquanto as meninas com duas doses somam 56,2%, os meninos, 36%.

Ações

Ao longo do mês todo o conteúdo das redes sociais da SBU será voltado para esclarecer as principais dúvidas dos adolescentes. Haverá ainda lives, podcast na Rádio SBU e palestras em escolas. E já está no ar um hotsite com diversos materiais para consulta: www.portaldaurologia.org.br/jovem

Participe você também da campanha. Compartilhe nosso conteúdo com os seus pacientes. Realize ações de esclarecimento em seu estado.

 

 

Comments are closed.