PrDr Nelson Nettoezado associado,

A Sociedade Brasileira de Urologia comunica com pesar o falecimento do Dr. Nelson Rodrigues Netto Jr., ocorrido no último dia 26 de novembro.

Referência na Urologia mundial, Dr. Nelson Rodrigues Netto Jr. nasceu na cidade de São Paulo, em 1936. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também obteve o título de doutor em cirurgia-urologia.

De 1976 a 1981 exerceu, no Hospital das Clínicas da FMUSP, a chefia da Divisão de Doenças da Uretra e da Divisão de Infertilidade Masculina e foi professor livre-docente.

Na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuou como chefe da Divisão de Transplante Renal do Hospital das Clínicas e como professor titular e chefe da disciplina de urologia. Exerceu também a chefia do Serviço de Urologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e atuou como urologista no Hospital Israelita Albert Einstein.

Era membro de renomadas instituições nacionais e internacionais, entre elas: Colégio Internacional de Cirurgiões, American College of Surgeons, Associação Americana de Urologia, Associação Médica Argentina, Confederação Americana de Urologia, American Society of Andrology, Societé Internacionale D’Urologie, Sociedade Britânica de Urologia, International Society of Andrology, Sociedade Peruana de Urologia, Sociedade Cubana de Urologia, Sociedade de Endourologia, International Continence Society e American Urological Association.

Foi ainda: presidente da SBU (1991-1993) e editor do Jornal Brasileiro de Urologia e do Brazilian Journal of Urology. Publicou 21 livros no Brasil e um no exterior, além de ter escrito diversos capítulos de livros publicados.

Atenciosamente,
Gestão 2016-2017