SBU-ES organiza 3ª edição da Jornada Capixaba de Urologia

A SBU-ES realizou nos dias 19 e 20 de agosto, em Vitória, a III Jornada Capixaba de Urologia. Tivemos 154 inscritos, com uma participação média diária de 125 pessoas, e 30 palestrantes, entre colegas urologistas de fora do estado e da SBU-ES, além de colegas de outras especialidades médicas palestrando como nefrologistas, oncologistas e infectologistas. Houve também a presença de estudantes de medicina das quatro faculdades de medicina da grande Vitória. 

A minha avaliação pessoal corroborada com o retorno dos colegas que participaram foi um evento de alto nível científico, além de uma grande integração entre os colegas urologistas da grande Vitória com os colegas do interior do estado. 

Os destaques foram os temas abordados, pois escolhemos os temas mais importantes, na vanguarda da urologia e que são de suma importância para o urologista que quer se manter sempre atualizado. Trabalhamos com seis módulos: litíase (várias abordagens cirúrgicas e avaliação metabólica); HPB (enucleação endoscópica, robótica, tratamento clínico); uro-oncologia I (pênis, testículo, bexiga – modalidade de tratamento); urologia de consultório (infecção urinária, DAEM, doença de Peyronie, disfunção erétil); urologia feminina/uroneurologia (bexiga hiperativa neurogênica, incontinência urinária, distopia pélvica, reposição hormonal, laser vaginal, bexiga dolorosa); uro-oncologia II (tumor de rim e próstata – abordagens cirúrgicas – robótica e outras modalidades). Acredito que fizemos um belo trabalho abordando esses assuntos em dois dias de jornada. 

Para um estado pequeno como o Espírito Santo, que tem em torno de 150 urologistas, acredito que foi muito representativo esse evento para a SBU-ES. Agradeço também a presença do nosso presidente da SBU Nacional, Prof. Alfredo Canalini, que participou inclusive como palestrante na nossa jornada.

Dr. José Tadeu Carvalho Martins, diretor-presidente da SBU-ES

 

Comments are closed.