Campanha de Câncer de Pênis Zero

cancer_penis_img


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Data/SUS, há cerca de mil amputações por ano do órgão. A doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de informação, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.

“O câncer de pênis é um dos poucos que se é possível prevenir. Basta lavar o pênis com água e sabão, puxando o prepúcio – a pele que encobre a glande – principalmente após relações sexuais ou masturbação, usar preservativo nas relações sexuais e fazer a cirurgia em caso de fimose ou exuberância de prepúcio na puberdade”, afirma o urologista, Dr. Aguinaldo Nardi.

“Queremos, além de atender, diagnosticar e, se possível, realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, também desenvolver um projeto de educação continuada com os médicos generalistas e agentes comunitários das regiões atendidas para prosperar as medidas de prevenção ao câncer de pênis”, afirma o coordenador da campanha e chefe da Comissão Especial de Urologia Militar da SBU, João Carlos Azeredo.

A maior incidência mundial de câncer de pênis é encontrada na Índia, com taxas de 3,32 casos a cada 100 mil habitantes, e a menor incidência nos judeus nascidos em Israel, com taxas próximas a zero. Nos Estados Unidos, a incidência é de 0,2 casos para cada 100 mil habitantes.

Recomendações

done-2  Lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação.
done-2  Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis. É preciso puxar a pele e limpar.
done-2  Realizar autoexame mensalmente. Puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.
done-2  Usar preservativo nas relações sexuais.
done-2  Ao notar qualquer alteração no pênis, visite o urologista.

Comments are closed.