Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
19/12/2017

Hidratação nos meses de verão

A ingestão de líquidos em abundância já é fato bem estabelecido para prevenção da formação de cálculo renal, porém essa orientação é ainda mais importante nos meses quentes de verão. Alguns estudos apontam um aumento de até 30% nos atendimentos para cálculo na via urinária nesta época do ano.

Com a elevação da temperatura, principalmente em locais de maior umidade, há maior perda de líquidos pelo suor. A urina, caso não haja reposição de líquidos, torna-se muito concentrada em minerais como o cálcio, o que aumenta o risco de esses minerais se concentrarem em forma de cálculos.

”Há uma orientação e crença de que se deve ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia; entretanto o mais importante é a quantidade de líquido que é eliminada em forma de urina! ”

Há uma orientação e crença de que se deve ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia; entretanto, o mais importante é a quantidade de líquido que é eliminada em forma de urina!

Esse fato é ainda mais importante no verão, quando o risco de desidratação é maior. Uma dica simples ajuda muito os pacientes com cálculo: a coloração da urina. O paciente deve sempre eliminar urina bem clara, o que representa que a hidratação está suficiente.

Outra dúvida frequente é qual o melhor líquido a ser ingerido. Todos são saudáveis, porém alguns são mais apropriados para pacientes portadores ou com risco de formação de cálculo urinário.

A ingestão acentuada de chá, por exemplo, é benéfica quanto à hidratação, mas pode ser perigosa em pacientes com litíase de oxalato, visto que essa bebida é muito rica nesta substância.

A ingestão de sucos de laranja e limão é uma boa fonte de citrato, que impede a agregação dos cristais; entretanto esses sucos trazem consigo o risco da ingesta aumentada de açúcares.

O mais importante é ter orientação médica suficiente e provavelmente o melhor líquido a ser ingerido é aquele melhor aceito para o gosto pessoal do paciente.

Dr. Ernesto Reggio – Joinville, SC

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar