Balanço da participação da SBU no Congresso Internacional de Uro-oncologia

A XIII edição do Congresso Internacional de Uro-oncologia, que aconteceu de 6 a 9 de abril em São Paulo, teve uma maior participação da SBU no processo de organização do evento, com a indicação de nomes para participação nas mesas de discussão, na indicação de moderadores e fornecendo casos clínicos para serem discutidos na plenária. A participação da comunidade urológica também foi recorde, ultrapassando 930 especialistas, dos 4.368 inscritos.

“Organizamos cursos como ‘Cirurgia Minimamente Invasiva em Urologia’, ‘Como eu faço no tratamento do câncer’ e ‘Desafios Cirúrgicos em Urologia Oncológica’ que tiveram bastante procura. Tivemos o encontro das Ligas acadêmicas de Urologia e de Oncologia. Além disso, tivemos a oportunidade de discutir, em plenária, as questões do tratamento do câncer de próstata no âmbito do SUS”, avalia o presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini.

O evento é reconhecido por debater os principais destaques da oncologia em Urologia com grandes especialistas. “Nós conseguimos uma parceria no nível que a Sociedade Brasileira Urologia almejava: uma participação bastante efetiva dos urologistas. Fomos protagonistas, participando de mesas importantes, tivemos um curso muito importante e uma participação intensa dos urologistas”, afirma o chefe do Departamento de Uro-oncologia, Dr. Ubirajara Ferreira.

Para o vice-presidente da SBU, Dr. Roni Fernandes, a participação da SBU veio crescendo nos últimos anos, devido ao trabalho das diretorias anteriores. “Este anos ampliamos ainda mais a parceria e assumimos o protagonismo da organização juntamente com o idealizador Prof. Dr. Fernando Maluf, em quatro dias de intensa programação científica, criamos novos cursos, sendo a parte científica coordenada pelo Departamento de Uro-oncologia e da Escola Superior de Urologia, as reuniões para organização começaram no ano passado e culminaram com uma grande participação de urologistas”, afirma Dr. Roni, complementando: “Além da parte científica, realizamos diversas reuniões com a indústria, reuniões de diretoria e comissões da CET e CSTE para elaboração da prova de título. Talvez o ponto alto tenha sido a certificação em cirurgia robótica entregue para 25 colegas que estavam com suas documentações completas e adimplentes e receberam seus certificados no momento espaço SBU. No último dia, a Urologia brasileira foi coroada com o prêmio de melhor trabalho cirúrgico para o serviço da Uerj”.

A divulgação do evento para os urologistas pela Comunicação também foi muito ativa. “Destacamos a programação que a SBU preparou especialmente para o nosso público, que acolheu o convite e participou maciçamente. O evento também possibilitou mais uma vez o desejado encontro presencial que tanto sentimos falta durante a pandemia, trazendo a perspectiva de um retorno à normalidade que conhecíamos, inclusive com relação às reuniões da SBU, que foram diversas e intensas”, avalia a Diretora de Comunicação da SBU, Dra. Karin Anzolch.

A próxima edição do Congresso Internacional de Uro-oncologia será em 12 de abril de 2023.

Comments are closed.