Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui

Escritório de Brasília

Senado Federal do Brasil

Conheça a história do Escritório de Representação da SBU em Brasília

A diretoria da SBU, gestão 2012-2013 da SBU, reativou em abril de 2012 o Escritório de Representação em Brasília, que permaneceu fechado nos últimos dois anos.

De caráter estatutário, incluído no seu artigo 5º que cita: “A SBU é composta de uma sede nacional, de seccionais nos Estados, no Distrito Federal, e de um escritório de representação no Distrito Federal, a todos, aplicando-se este estatuto e o regimento interno”. Já no parágrafo 3º do mesmo artigo, temos: “O escritório no Distrito Federal exercerá funções coordenadas pela SBU Nacional, cujo objetivo será realizar parcerias com o poder público, bem como atuar junto aos órgãos governamentais de saúde e educação na defesa dos interesses do associado”.

O Escritório de Brasília foi fundado em 22 de Janeiro de 2004, na gestão do Dr. Walter José Koff. Funcionava ultimamente na sala 1205 do Edifício Liberty Mall – Brasília e vinha cumprindo muito bem o seu papel institucional, sendo o verdadeiro “braço político” de nossa Sociedade. Suas ações são especificamente voltadas para a aproximação com o poder decisório, tendo como principal objetivo municiar o governo e seus órgãos de informações sobre o universo urológico. Nas gestões passadas, foi sistemático o seu relacionamento com a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministérios da Saúde e Educação, Conselho Federal de Medicina, Anvisa e Consulados, sendo local de reuniões importantes com os representantes dessas Entidades. Além disso, trabalhou em parceria com a Frente Parlamentar da Saúde e Comissão de Seguridade Social e Família, junto com as quais realizou cinco Fóruns em que foram debatidos temas relacionados às Políticas Públicas e Saúde do Homem. O resultado foi a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e várias mudanças na tabela de honorários do SUS.

De lá também saíram importantes projetos voltados para a comunidade urológica, como o Conhecendo a Urologia Brasileira, o Estudo Mercadológico e o Jovem Urologista, A Situação da Saúde Suplementar no Brasil, entre outros.

Reconhecendo sua total legitimidade estatutária e a essencialidade do trabalho ali realizado, o Presidente da SBU, Dr. Aguinaldo Nardi (Gestão 2012-2013), resolveu, em comum acordo com sua Diretoria, reativar o escritório de Representação da SBU em Brasília.


Diretor:

Arilson de Sousa Carvalho Júnior

Relação com Ministérios/Governo Federal


Membros:

Alfredo Canalini

Aurus Dourado Meneses

Fransber Rondinelle A. Rodrigues | Representante da CET

Jorge Percy Aliaga Jerez

Guilherme Antonio Veloso Coaracy |Representante da CSTE

Mário Ronalsa Brandão Filho | Relação com o SENAR

Ricardo Luís Vita Nunes

Rodrigo Monnerat


Atuação

Atuação Político-Institucional

Localizado no SRTVS Quadra 701 BL O nº 110 – Sala 395 ED. Centro Multiempresarial – Asa Sul Brasília – DF, o Escritório de Representação da SBU em Brasília tem suas ações especificamente voltadas para a aproximação com o poder decisório, tendo como principal objetivo municiar o governo e seus órgãos, de informações sobre o universo urológico.

Atuação junto ao Ministério da Saúde

A SBU, com o objetivo de ampliar a assistência médica para a população masculina, tem dialogado e incentivado o Ministério da Saúde na criação de setor voltado para esta população e suas doenças específicas.

Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem

Desde 2005 a SBU tem realizado o Fórum de políticas públicas e saúde do homem, em Brasília, no sentido de sensibilizar a classe política e o próprio ministério da saúde para o tema da saúde do homem que requer políticas específicas voltadas ao suporte e cuidado diante de doenças prevalentes e graves, nessa população.

Semana da saúde do Homem

Projeto de lei em curso na Câmara dos Deputados e incentivado pela SBU que reforça a necessidade de medidas governamentais voltadas para a população masculina.


Composição

Rodrigo Monnerat | Coordenação de Políticas e Projetos (SC)

Romulo Maroccolo Filho | Administração do Escritório e Relação com Ministerios/Governo Federal (DF)

Mário Ronalsa Brandão Filho | Relação com o SENAR e demais Órgãos Públicos (AL)

Contatos

Escritório de Representação da SBU – Brasília, DF

Av. SCES Trecho 03 – Conjunto 06 – sala 215

Associação Médica de Brasília – AMB

Brasília – DF

CEP: 70.340-000

E-mail:

escritoriosbu.brasilia@gmail.com

Telefone:

(61) 3326 1140

(21) 97669 8266

Secretária: Adriana

Horário de funcionamento

8h às 14h de segunda-feira à sexta-feira


Histórico

Fóruns de Saúde do Homem

Objetivo de divulgar e informar a importância da prevenção e tratamento das doenças específicas do homem brasileiro, com base na educação em saúde e apoiar a mudança de postura do sexo masculino diante dos riscos e doenças específicas dessa população. Desde 2005 a SBU tem realizado o Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, em Brasília, no sentido de sensibilizar a classe política e o próprio Ministério da Saúde para o tema da saúde do homem. Temas tratados no Fórum: A saúde do homem, Aspectos Urológicos, o SUS, Situação Atual e Perspectivas.

Fórum define estratégias a serem apresentadas ao Ministério da Saúde para a elaboração de campanhas educativas e a realização de pesquisas sobre doenças específicas dos homens como o câncer de pênis e de próstata.

Os homens são as principais vítimas de doenças crônicas e de problemas de saúde que podem levar à morte. Se comparados às mulheres, os homens procuram tardiamente os serviços de atenção primária de saúde. Estas conclusões fazem parte de estudo apresentado no III Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o evento foi realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família em parceria com a Frente Parlamentar da Saúde.

De acordo os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde (IDB), as principais causas de morte entre os homens são as doenças do aparelho circulatório, neoplasias (tumores) e causas externas, como violência e trânsito. Sendo esta última causadora de 80% dos óbitos de homens entre 15 e 59 anos.

Os indicadores possibilitaram identificar os parceiros que podem ajudar as políticas desenvolvidas pelo Ministério a mudar o atual cenário. É necessário e preciso melhorar a qualificação dos profissionais que atendem à população masculina. O homem não tem o hábito da prevenção. Quando ele procura o SUS, chega em estado avançado da doença, o que provoca a morte precocemente.

Destaca-se ainda que o Brasil encontra-se entre os países com maior taxa de doenças masculinas. Houve a proposta para que o Ministério da Saúde assuma a responsabilidade de fazer a divulgação das doenças do homem. No Brasil ainda existe um grande índice de pessoas analfabetas e com dificuldades culturais. Ou seja, pessoas desinformadas. E grande parte delas não tem condições de prevenir doenças ou até mesmo de tratá-las. O Fórum engaja o governo federal a apoiar iniciativas que possam contribuir para reduzir as graves distorções no âmbito da saúde do homem. Apesar das campanhas, muitos homens ainda estão desinformados sobre doenças específicas do organismo masculino.


Links

Organograma:

Projetos

Conhecendo a urologia brasileira

Objetivo: Diagnóstico situacional com ponto de vista quantitativo e qualitativo, em todas as regiões do Brasil, concedendo a comunidade urológica nacional uma visão ampla e real de todos os aspectos importantes ligados a especialidade, sejam eles geográficos, político-institucionais, condições de trabalho e satisfação profissional.

Estudo mercadológico e o jovem urologista

Objetivo: Projeto que visa inserir o colega urologista recém saído da residência médica e aqueles que estão nos primeiros sete anos de mercado de trabalho, em uma região do país que contemple seus anseios e os mantenham dentro de uma qualidade sócio-econômica estável e digna.

Intercâmbio técnico científico na área urológica com países de língua portuguesa

Objetivo: Uma maior aproximação destes países coirmãos, lusófonos, fomentando ações conjuntas que permeiam desde a evolução em termos de Educação Continuada até elaboração de Políticas Públicas de Saúde. Para isso está sendo vislumbrada a criação de uma Confederação Lusófona de Urologia.

Saúde suplementar no Brasil – a SBU necessita saber

Objetivo: Avaliar a real situação da Saúde Suplementar no Brasil, através do preenchimento de informações (questionário), que irão sobremaneira sedimentar o alicerce do trabalho urológico. Com propósitos de avaliação para instituir medidas e ações que possivelmente irão desencadear melhoria na qualidade do trabalho de todos os Urologistas Brasileiros.[/vc_column_text][/vc_tab]


Projetos de Lei

INC, Requerimentos e Projetos de Lei 2014:

INC-6110/2014

Aguardando Resposta

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 16/4/2014

Ementa: Sugere a criação de serviços de atenção à saúde do homem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Despacho:


REQ-489/2014 CSSF

Aguardando Providências Internas

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 26/2/2014

Ementa: Solicita a realização do VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem.


REQ-9610/2014

Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 26/2/2014

Ementa: Requer a realização de Sessão Solene da Câmara dos Deputados destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.


REQ-9611/2014

Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 26/2/2014

Ementa: Requer a realização de Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.


RIC-4118/2014 => INC-193/2011

Aguardando Remessa ao Arquivo

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 1/4/2014

Ementa: Solicita ao Poder Executivo informações acerca da Indicação nº 193, de 2011, que sugere ao Ministério da Saúde, a realização de campanha publicitária visando à prevenção do câncer de próstata


RIC-4119/2014 => INC-5143/2013

Aguardando Remessa ao Arquivo

Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES.

Data de apresentação: 1/4/2014

Ementa: Solicita ao Poder Executivo informações acerca da Indicação nº 5.143, de 2013, que sugere ao Ministério da Saúde a elaboração de protocolo clínico para o tratamento de incontinência urinária no Sistema Único de Saúde.


Vocabulário:

INC: Indicação

REC: Requerimento

RIC: Requerimento de Informação

PL: Projeto de Lei

Link: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=530048&Limite=N


Projetos de Lei 2013

PL-6669/2013 / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Ementa: Institui o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem.

Clique aqui para acessar

INC – 4700/2013 Situação: Aguardando Parecer / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Ementa: Sugere à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a realização de concurso público voltado ao provimento, nos quadros de pessoal da Câmara dos Deputados, de cargos de Analista Legislativo – atribuição Médico, direcionados à especialidade de urologia.

Clique aqui para acessar

INC -5143/2013 Situação: Aguardando Resposta / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Ementa: Sugere ao Sr. Ministro de Estado da Saúde a normatização de protocolo clínico para tratamento de pacientes portadores de incontinência urinária no Sistema Único de Saúde.

Clique aqui para acessar

INC 5203/2013 Situação: Aguardando Resposta / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Ementa: Sugere ao Ministério da Saúde a atualização dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde – SUS – a seus prestadores na área de Urologia.

Clique aqui para acessar

PL5706/2013 Situação: Tramitando em Conjunto (Apensada à PL 2822/2011) / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 5/6/2013. Ementa: Acrescenta parágrafo ao art. 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, para tornar obrigatório periodicamente o exame de próstata para os trabalhadores com idade a partir de quarenta anos.

Clique aqui para acessar

PL 5828/2013 Situação: Aguardando Deliberação / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 25/6/2013. Ementa: Designa Juscelino Kubitscheck de Oliveira como o patrono da urologia no Brasil.

Clique aqui para acessar

PL-5922/2013 Situação: Aguardando Parecer / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 10/7/2013. Ementa: Obriga o Sistema Único de Saúde e os planos e seguros privados de assistência à saúde a fornecerem tratamento integral e adequado da incontinência urinária.

Clique aqui para acessar

PL-5924/2013 Situação: Tramitando em Conjunto (apensada à PL 5899/2009) / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 10/7/2013. Ementa: Altera a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que “regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências”. Explicação: Inclui entre as atividades básicas do SUS o controle e a prevenção do câncer de próstata.

Clique aqui para acessar


Requerimentos

REQ – 328/20013 CSSF. Situação: Aguardando Providências Internas / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 9/4/2013. Ementa: Requer a realização de Audiência Pública para debater as atuais ações voltadas para a saúde do homem.

Clique aqui para acessar

REQ-416/2013 CSSF. Situação: Aguardando Providências Internas / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 13/8/2013. Ementa: Solicita a realização de Audiência Pública para discussão sobre o atual estágio da prevenção ao câncer de próstata e da saúde do homem, por ocasião das comemorações do Novembro Azul.

Clique aqui para acessar

REQ-418/2013 CSSF. Situação: Aguardando Providências Internas / Autor: Dr. Jorge Silva – PROS/ES. Data de apresentação: 14/8/2013. Ementa: Solicita a realização do VI Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem.

Clique aqui para acessar

REQ-8659/2013. Aguardando Recebimento / Autor: Dr. Jorge Silva – PDT/ES. Data de apresentação: 24/9/2013. Ementa: Requer o registro da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Clique aqui para acessar


Projetos de Lei

SF PLS 268/2002 / Autor: Senador Benício Sampaio Ementa: Dispõe sobre o exercício da Medicina. (VOLUME VIII)

Clique aqui para acessar

PL 3500/1997 / Autora: Dep. Telma de Souza – Ementa: Institui a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata.

Clique aqui para acessar

PL 3236/2004/ Autor: Dep. Pastor Francisco Olímpio – Ementa: Estabelece que o SUS deverá garantir serviços de controle e prevenção do câncer de próstata.

Clique aqui para acessar

PL 6710/2006/ Autor: Dep. João Campos- Ementa: Torna obrigatória a realização de exames para detecção precoce do câncer de próstata nas unidades de saúde que integram o Sistema Único de Saúde.

Clique aqui para acessar

PL 7471/2006 – Autor: Dep. Joel de Hollanda – Ementa: Dispõe sobre o acesso gratuito dos portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata aos medicamentos que necessitam.

Clique aqui para acessar

PL 195/2007/Autor: Dep. Luciano Moura – Ementa: Institui a Semana Estadual de combate e prevenção ao câncer de próstata no âmbito do estado de Pernambuco.

Clique aqui para acessar

PL 7471/2006 /Autor: Dep. Joel de Hollanda – Ementa: Dispões sobre o acesso gratuito dos portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata aos medicamentos que necessitam.

Clique aqui para acessar

PL 1127/2007/Autor: Dep. Jair Bolsonaro – Ementa: Institui a Semana Nacional da Saúde Masculina.

Clique aqui para acessar

PL 2374/2007/ Autor: Dep. Clodovil Hernandes – Ementa: Acrescenta parágrafo ao art. 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, para tornar obrigatório o exame de próstata para os trabalhadores do sexo masculino com idade a partir de quarenta anos.

Clique aqui para acessar

PL 138/2007/ Autor: Dep. Dr. Washington – Ementa: Institui a Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata, a ser realizada anualmente no âmbito do Estado do Ceará.

Clique aqui para acessar

PL-1098/2007/ Autor: Senador Federal – Antônio Carlos Valadares – Ementa: Altera a Lei nº 10.289, de 20 de setembro de 2001, que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, a fim de garantir maior efetividade no combate à doença.

Clique aqui para acessar

PL-1644/2007/ Autor: Dep. Edgar Moury – Ementa: Dispõe sobre o acesso gratuito dos portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata aos medicamentos que necessitam.

Clique aqui para acessar


Saúde do Homem

O Ministério da Saúde, nos 20 anos do SUS, apresenta uma das prioridades desse governo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida em parceria entre gestores dos SUS, sociedades científicas, sociedade civil organizada, pesquisadores acadêmicos e agências de cooperação internacional.

A pluralidade das instituições envolvidas nessa construção é um convite e um desafio à consideração da saúde do homem brasileiro nas suas idiossincrasias e similaridades nos 5561 municípios, 26 estados e no Distrito Federal. Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres (Nardi et all, 2007; Courtenay, 2007; IDB, 2006 Laurenti et all, 2005; Luck et all, 2000). O grupo etário de 25 a 59 anos corresponde a 41,3 % da população masculina ou a 20% do total da população do Brasil.

Desta forma, grande parte da fundamentação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem se estabeleceu mediante um recorte estratégico da população de homens, focando homens adultos.

Ele corresponde a parcela preponderante da força produtiva, e além do mais exerce um significativo papel sociocultural e político.

A Sociedade Brasileira de Urologia desempenha um importante papel nesse contexto, foi ela quem, através de seus Fóruns de Políticas Públicas voltadas para a Saúde do Homem vem impulsionando este Programa, desde seu início em 2005, até que o mesmo fosse instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS 2009.

Dentro do exposto foi criada pelo Escritório de Representação de Brasília a Coordenação da Saúde do Homem, que tem como finalidade identificar, diagnosticar e criar meios para tratar as patologias urológicas deste grupo populacional em todo território nacional.


Senado Federal do Brasil

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar