Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui

Paper

PAPER – Portas Abertas Para Estágios de Residentes

Projeto desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), como parte do Programa de Educação Continuada da Escola Superior de Urologia (ESU) em conjunto com a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) e coparticipação da Comissão de Seleção e Titulo de Especialista (CSTE), destinado aos Residentes de Urologia do Território Nacional.

O Projeto visa proporcionar diferentes experiências educacionais durante o período de Residência Médica em Urologia através da viabilização da participação de um programa oficial de visitação dos residentes a diversos serviços de referência na Urologia e/ou especialidades afins, em todo o Brasil.

Planilha de estágios (atualizada em 16/05/22)

Download

Os serviços de Urologia serão convidados pela Sociedade Brasileira de Urologia para a participação no programa como serviços acolhedores, tendo os seguintes critérios básicos, além da excelência de ensino e assistência:

Ter programa de residência em Urologia credenciado pela Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia;

Ter a disponibilidade de receber pelo menos 1 residente de urologia no período, por pelo menos 1 semana de dias úteis até 30 dias.

Disponibilizar atividades de interesse para um residente de urologia, sejam elas teóricas ou práticas.

Ter à disposição um contato emergencial de um responsável pela acolhida do residente para o caso de dificuldades de acesso ou eventos de outra ordem.

O residente que deseja complementar sua formação em uma especialidade urológica específica, pode escolher um hospital dentre aqueles disponibilizados no portal da Urologia. De acordo com a disponibilidade do residente visitante e do serviço de Urologia que vai acolhe-lo, o estágio poderá ter duração de 1 semana ou 30 dias.

Planilha Estágios – Atualizada em 18-08 (2)

O residente deve então enviar e-mail para cet@sbunet.org.br com o título “estágio para residente”, anexando formulário padrão preenchido.

Formulário de solicitação de vaga no programa PAPER

Download

Os critérios mínimos para que o residente possa pleitear uma vaga de estágio são os seguintes:

Estar realizando Residência Médica em Urologia em Serviço Credenciado pela SBU

Ser aspirante ou residente-membro da SBU.

Ter liberação de sua supervisão da residência .

Em caso de maior número de residentes pleiteando uma mesma vaga de estágio, os critérios de seleção serão os seguintes:

Ano de residência: R3 terá prioridade em relação a R2 que, por sua vez, terá prioridade sobre R1

Número de participações no TARGET

Participações no Congresso Brasileiro de Urologia

Número de trabalhos aprovados em Congressos Brasileiros de Urologia

Participações em congressos regionais presencias da SBU

Idade

Após a seleção do residente e confirmação da vaga, o mesmo deverá enviar novo formulário padrão preenchido, desta vez com assinatura do supervisor do seu programa e de representante da COREME do seu hospital, para o e-mail cet@sbunet.og.br com o título “documentação para estágio de residente”. Esse formulário será enviado para a COREME do serviço acolhedor, de forma que o estágio terá também a anuência dos órgãos oficiais que regem a residência médica no Brasil.

FORMULÁRIO DE FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

Formulário de formalização de estágio

Download

Custos: Caberá ao residente candidato prover os recursos necessários para seu deslocamento, alojamento, alimentação, planos de saúde, vestuário ou outros que possam advir; a SBU e o serviço acolhedor não terão nenhum custo adicional relativo ao residente ou a qualquer outro aspecto relativo ao estágio.

Certificados serão emitidos pela SBU após o término do período, constando o Selo da SBU e a parceria com o Serviço ou Instituição relacionada, com detalhamento das atividades e tempo de visitação realizada.

Idealização: Prof. Antônio Carlos Lima Pompeo – Presidente da SBU 2020-21 / Dr Alfredo Felix Canalini – Secretário Geral da SBU 2020-21 /

Organização: Depto. De Comunicação da SBU 2020-21: Diretor: Dr Roni de Carvalho Fernandes e Dra. Karin Marise Jaeger Anzolch.

Coordenação e implantação: Dr. Fransber Rodrigues (Comissão de Ensino e Treinamento) / Dr. Lucas Nogueira (Escola Superior de Urologia)/ Dr José Antônio Penedo Prezotti (Comissão de Título de Especialista) / Dr. Luiz Henrique Araújo (Escola Superior de Urologia).

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar