Comunicado Oficial: Posicionamento da SBU relacionado ao comunicado da AMB

Prezados associados, que tumulto desnecessário e inoportuno este que vivemos após a divulgação do boletim AMB-Covid (https://amb.org.br/noticias/boletim-02-2021-comite-extraordinario-de-monitoramento-covid-19-cem-covid_amb/)! O grave momento em que vivemos devido à pandemia requer de todos serenidade, ações e notadamente união de forças médicas, associativas, governamentais e da comunidade. O que observamos nesses dias após a divulgação foi o oposto, com polarizações por vezes radicais com forte teor partidário e ideológico!

Acresce ainda que isso ocorre numa atmosfera na qual a mídia “faminta” aceita e estimula esses fatos! Não critico a intenção da AMB, que buscou colaborar, com orientações, para diminuir o sofrimento coletivo e as consequências que acompanham esse grave problema sanitário. Por outro lado, a forma como foi redigido o manifesto, em alguns tópicos, de maneira engessada, não oferecendo alternativas e contrariando determinações do Parecer CFM nº 4/2020 (https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/pareceres/BR/2020/4), catalisa divergências. Neste particular (itens 7 e 8), como referido por representantes de várias associações, há interferência na autonomia médica, que tanto defendemos! Claro, seguindo preceitos de ética e responsabilidade que podem ser considerados judicialmente. Outro fato em que falhou a AMB foi considerar que o documento traduziu o pensamento unânime das sociedades signatárias, pois muitos de seus representantes relataram não terem sido consultados.

Devemos buscar soluções, ou melhor, atenuações, uma vez que essa dissonância já chegou com ímpeto na mídia e interessa a muitos. Julgo que a AMB deve pronunciar-se a respeito desse desfecho de maneira clara e fazer alterações ou dar suas justificativas ao texto, principalmente em relação à autonomia médica. Deve ainda manifestar-se sobre a lista dos signatários, uma vez que muitos negam assumir o conteúdo do texto. Não podemos nos esquecer de que a união faz a força e que isolados somos frágeis! Queremos todos vencer esse terrível inimigo comum.

Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (2020-2021)

Comments are closed.