Dr. Irineu Rubinstein torna-se professor emérito da UniRio

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) concedeu o título de professor emérito ao Dr. Irineu Rubinstein. O urologista integra o quadro de docentes da universidade desde 2002.

“Professor emérito é considerado o ápice da carreira universitária, sendo o resultado do reconhecimento pela instituição pelo ensino tanto na graduação quanto na pós-graduação. Também é importante na formação de novos residentes em Urologia. O professor emérito pode exercer todas as atividades docentes, além de participar como membro efetivo do Conselho Universitário”, pontua Dr. Irineu.

Trajetória

Dr. Irineu nasceu em Santa Maria (RS) em 1946. Formou-se em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina de Santa Maria em 1969 e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1970 para fazer residência médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj). Devido ao seu excelente desempenho, foi convidado pelo chefe do serviço de Urologia na época, Prof. Sérgio Aguinaga, para ser seu assistente. Na Uerj, inclusive, teve entre os seus residentes e colegas o atual presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini.

Em 1977, Dr. Irineu obteve o título de especialista em Urologia da SBU. Em 1982, concluiu mestrado em Nefrologia pela Uerj. Em 1986, doutorado em Cirurgia Geral pela UFRJ e em 1994, doutorado em Urologia pela Unifesp.

Em 1989, passou em primeiro lugar no concurso de livre docência para a Disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. E em 1991 foi aprovado, também em primeiro lugar, no concurso de livre docente da Escola de Medicina e Cirurgia da UniRio.

UniRio

Na UniRio, Dr. Irineu prestou concurso em 2002 e ingressou como professor adjunto. Posteriormente foi promovido por concurso ao cargo de professor titular de Urologia e tem atuado desde então como docente da graduação e da pós-graduação. Implantou a residência em Urologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e também o mestrado em Urologia na universidade. Foi coordenador da Disciplina de Urologia, coordenador do curso de graduação e chefe do Serviço de Urologia do Hospital Gaffrée e Guinle.

Orientou 13 dissertações de mestrado e participou de 25 bancas de mestrado, 14 de doutorado e 8 de concursos públicos. Tem quatro livros publicados e um no prelo, além de diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Recebeu também menção honrosa concedida pela Escola de Medicina e Cirurgia da UniRio pela promoção ao cargo de professor titular de Urologia.

“Comecei a minha vida acadêmica dentro da Urologia, que congrega duas áreas de atuação, que são a clínica e a cirurgia. É uma especialidade muito importante porque faz prevenção e tratamento de toda área urinária e genital, nos permitindo tratar inúmeras enfermidades”, afirma.

SBU

Associado remido da SBU desde 2018, Dr. Irineu já ocupou os cargos de secretário-geral, 3º tesoureiro, presidente da Comissão de Seleção e Título de Especialista e chefe do Departamento de Uroginecologia.

É ainda membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro da AUA, da CAU, da EAU e do International College of Surgeons (ICS).

Dr. Irineu com colegas do Serviço de Urologia da UniRio

Comments are closed.