Dr. Luciano Favorito completa três anos como editor-chefe do IBJU

O Int Braz J Urol é a revista oficial da SBU, sendo totalmente financiada pela nossa entidade. Nossa revista é 100% open acess, ou seja, todos os seus artigos podem ser baixados gratuitamente. Nossa revista também não cobra para que os artigos após serem aceitos possam ser publicados. Essa política é única entre as revistas urológicas e nos diferencia. O serviço que a SBU presta através dessa política de financiamento e manutenção da revista é inestimável para seus associados e para toda a comunidade urológica. 

O International Brazilian Journal of Urology é a revista de Urologia mais importante da América Latina e uma das dez mais importantes do mundo. O fator de impacto da revista durante nossa gestão subiu para 3.050, um impacto muito alto e que foi triplicado com as mudanças que instituímos.  

Em 2019 foi aberto o processo seletivo para editor-chefe da nossa revista. Um concurso com análise de currículo e entrevista com cinco professores. Resolvi concorrer, mesmo sabendo que o desafio era enorme. Estava ciente que o trabalho era imenso e sem remuneração, além de criar várias arestas na comunidade urológica. Fui selecionado e assumi em setembro de 2019.

Ao assumirmos, a revista tinha um impacto de 1.0 (impacto que variou de 0.6 a 1.0 nos oito anos anteriores). A revista tinha um processo de seleção bem estruturado, mas ao assumirmos implantamos mudanças relevantes com o objetivo de aumentar o impacto da revista.  As principais mudanças foram:

  • Acabamos com a retenção de artigos
  • Diminuímos para 15 dias a publicação dos artigos aceitos em ahead of print
  • Diminuímos para quatro semanas o tempo de julgamento dos artigos
  • Diminuímos o número de artigos publicados
  • Aumentamos o rigor dos artigos selecionados para o processo de revisão. Hoje nosso índice de imediact reject está em mais de 80%
  • Aumentamos o número de editoriais
  • Acabamos com os relatos de caso
  • Aumentamos nossa self citation, que era ínfima
  • Criamos a seção do expert opinion e a seção do update in urology
  • Estimulamos a publicação dos vídeos

Com essa mudanças, no primeiro ano nosso impacto foi para 1.3, no segundo ano, para 1.5 (ainda com a bagagem dos artigos publicados antes de assumirmos) e em 2022 o impacto, para surpresa de muitos, foi para 3.050 – índice recorde, no patamar das grandes revistas urológicas e com tendência de alta.

Além dessas atividades administrativas, temos que destacar que em 2020 nos tornamos a revista oficial da Confederação Americana de Urologia (CAU), uma entidade parceira e de grande visibilidade. No ano de 2020 (ano da pandemia) tivemos mais de 1.100 artigos recebidos para análise, um recorde absoluto na história da revista. A média de artigos recebidos se encontra em 800 por ano. O editor-chefe analisa todos (TODOS!!!) os artigos que chegam.   

Aproveito aqui para agradecer o apoio que temos recebido da equipe da revista, dos editores associados e do corpo editorial, que fazem um trabalho incansável para o crescimento da revista.

O International Brazilian Journal of Urology não para de crescer e ser prestigiado e nos orgulha muito poder ajudar a mudar o patamar de nossa revista na comunidade urológica internacional. 

Dr. Luciano A. Favorito
Editor-chefe do Int Braz J Urol
Professor titular da Unidade de Pesquisa Urogenital da Uerj
Urologista do Hospital Federal da Lagoa

Comments are closed.