Dr. Carlos Sacomani

Dr. Carlos Sacomani

“Nossa esperança é que o legado deixado pela gestão 2014-2015 na área de comunicação permaneça e seja um marco para as que vierem”

 Diretor do Departamento de Comunicação da SBU afirma que Sociedade deve interagir com o público

Diretor do Departamento de Comunicação da SBU no biênio 2014-2015, Dr. Carlos Sacomani faz um balanço dos avanços ocorridos no período e fala sobre a importância das ferramentas de comunicação para a Sociedade. Sobre a criação do novo Portal ele afirma: “nosso intuito é trazer mais pessoas para o nosso site e nos tornarmos fonte obrigatória de pesquisa”.

SBU Online – Qual balanço o senhor faz da Diretoria de Comunicação nestes dois anos?

Dr. Carlos Sacomani – Avançamos com a comunicação da SBU. Ela passou a ser mais ágil e condizente com o que se espera em termos de informação no presente momento. Buscamos, também, a aproximação com os veículos de imprensa, com o intuito de fortalecer a imagem da SBU e torná-la fonte obrigatória de consulta aos jornalistas. Na atualidade, é importantíssimo termos uma assessoria de imprensa (aqui presto meu agradecimento à equipe da sra. Aline Thomaz) e um departamento de comunicação atuante para colocar a visão do urologista sobre os assuntos que tratamos e tanto entendemos. Devemos considerar que nossa instituição congrega todos os maiores especialistas nas subáreas da Urologia.

SBU Online – Que mudanças foram implementadas na comunicação da SBU no período?

Dr. Carlos Sacomani – Nesses dois anos, trouxemos a comunicação da SBU para a era digital. O BODAU passou a estar disponível para tablets e smartphones. Melhoramos o site da instituição e o colocamos na versão HTML5, que permite ser visualizado de maneira diferente nos smartphones, tablets e na versão desktop. Essa é a tendência atual. Criamos o Portal da Urologia – nome que nos parece demonstrar que realmente queremos ser a inegável referência no assunto.

SBU Online – De que forma o novo Portal pode influenciar na solidificação do nome da SBU entre a população e instituições?

Dr. Carlos Sacomani – O novo Portal foi concebido para ser adequado ao leigo sem deixar de se comunicar com o associado. Fomos ousados no sentido de ampliarmos a área para o público em geral. A página inicial do Portal da Urologia é voltada para o cidadão comum. Com isso, nosso intuito é trazer mais pessoas para o nosso site e nos tornarmos fonte obrigatória de pesquisa. Isso, inclusive, poderá atrair parcerias e captação de recursos para a SBU se bem implementado. O associado, contudo, é o foco de nossa instituição. O espaço para ele também é bastante grande no Portal da Urologia.

SBU Online – Qual legado será deixado para a Diretoria que se inicia em 2016?

Dr. Carlos Sacomani – Nossa esperança é que o legado, acima descrito, deixado pela gestão 2014-2015 na área de comunicação permaneça e seja um marco para as que vierem. O Portal da Urologia, por exemplo, foi concebido durante quase todo o ano de 2015 e lançado em novembro. Melhorias deverão ser realizadas, obviamente. Muito mais do que ter um caráter meramente institucional, a comunicação da SBU deve buscar a interação com o público. Não basta o contato entre os pares, o momento clama por uma participação maior na mídia e maior aproximação com a sociedade em geral. Como dizia Abelardo Barbosa (o famoso Chacrinha), “quem não se comunica se trumbica”. Ele estava certo.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.