Jornada Carioca e Congresso Sul Brasileiro encerram programação de eventos urológicos em 2022 com chave de ouro

A temporada de eventos urológicos de 2022 foi encerrada com a realização da XXVI Jornada Carioca de Urologia, de 17 a 19 de novembro no Rio de Janeiro, e do XV Congresso Sul Brasileiro de Urologia, de 24 a 26 de novembro em Porto Alegre. Foram dias intensos de aprendizado, troca de experiências e reencontro com os colegas.

Jornada Carioca

O evento da SBU-RJ foi realizado no Hotel Windsor Barra e teve como tema “Um reencontro com a normalidade”. Foram 184 palestrantes nacionais e 25 internacionais. A sessão científica contou com 5 cursos pré-jornada, 8 simpósios internacionais, 14 sessões entre plenárias, tutoriais e ligas acadêmicas, o X Encontro de Fisioterapia Pélvica e Saúde da Mulher, homenagem da SBU Nacional, 1 palestra magna, sessão de premiação de trabalhos científicos e 8 simpósios patrocinados.

Foram aprovados 44 trabalhos para pôster eletrônico e 3 selecionados para apresentação oral.

“Nosso evento foi um sucesso, tivemos 1.007 inscritos, sendo 690 médicos, 268 fisioterapeutas e 49 estudantes”, informa o presidente da SBU-RJ, Dr. Lessandro Curcio.

Assista ao vídeo:


Homenagem ao Prof. Antonio Carlos Pompeo


Ex-presidentes da SBU homenageados

 

Congresso Sul Brasileiro

Postergado de 2020 pelas limitações impostas pela pandemia, o congresso, realizado em parceria entre SBU-RS, SBU-SC e SBU-PR, ocorreu no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

“O evento, que contou com 822 inscritos, 132 trabalhos submetidos, 25 expositores, cursos e plenária ocorrendo simultaneamente em quatro salas abrangendo os temas mais atuais das principais subáreas de urologia, inovou com os cursos imersivos pré-congresso, realizados no dia 24, quando sete dos principais serviços de urologia da capital abriram as suas portas para oferecer 13 cursos teórico-práticos, ao gosto e interesse dos congressistas, que foram conduzidos em nove hospitais. O Congresso também contemplou a I Jornada de Fisioterapia do Assoalho Pélvico, o I Encontro Sul Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Urologia e a I UroRun, a corrida pela saúde”, relata Dra. Karin Anzolch, presidente da SBU-RS e do CSBU.

“A programação científica contou com 12 convidados estrangeiros e quase uma centena de palestrantes, experts da região Sul e de outros estados da federação. O objetivo maior foi trazer o que há de mais atual e relevante na urologia, através de sessões plenárias, debates, aulas e cursos paralelos”, completa Dra. Karin Anzolch.

Na programação social, no dia 24 houve o Sunset Evening / President’s Party, jantar sobre as águas do rio Guaíba, a bordo do Barco Cisne Branco. No dia 25 houve a abertura oficial do XV CSBU, contando com a presença de autoridades locais, do presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini, do presidente eleito, Dr. Luiz Otavio Torres, e do ex-presidente Dr. Sebastião Westphal (2018-19). Também estiveram presentes o vice-presidente da SBU, Dr. Roni de Carvalho Fernandes, e o diretor da Escola Superior de Urologia, Dr. Ubirajara Barroso.

Dr. Alfredo Canalini apresentou uma breve história da SBU e conclamou todos pela união. Dra. Karin Jaeger Anzolch lembrou as dificuldades da primeira fase do CSBU e os esforços para se realizar um congresso regional de sucesso, representativo e sustentável e a importância de se manter unidos os três estados do Sul, tornando o XV CSBU um sucesso.

Também estavam presentes o presidente de honra do XV CSBU e presidente do CSBU 2020, Dr. Alexandre Fornari; o diretor-presidente da SBU-SC, Dr. Ernesto Reggio; o diretor-presidente da SBU-PR, Dr. Eduardo Gomes; o diretor científico do XV CSBU, Dr. Tiago Rosito; e os coordenadores de cada comitê. Após a cerimônia, houve coquetel com show da banda de urologistas músicos da região Sul.

Os 14 melhores trabalhos foram selecionados para apresentação oral e a comissão dos trabalhos científicos anunciou os três primeiros lugares na Sessão Wine&Science, com um brinde de espumante e algodão doce na cor azul, celebrando o sucesso do evento e lembrando o Novembro Azul.

O próximo CSBU foi anunciado pelo Dr. Eduardo Gomes para junho de 2024 em Curitiba.

I Uro Run

Dr. Roni Fernandes e presidentes da região Sul

Curso Minipercutânea

Curso HoLEP, Bipolep e Mist CSB

Almoço das Orquídeas

Comments are closed.