Prova para obtenção do Título de Especialista em Urologia é aplicada em São Paulo

No dia 21 de novembro, a SBU realizou em São Paulo o concurso para obtenção do Título de Especialista em Urologia nas duas categorias.

O Pró-TiSBU, processo seletivo direcionado aos residentes de serviços credenciados pela SBU, que estava inicialmente programado para abril, precisou ser adiado devido à pandemia da Covid-19. Realizaram a prova 270 residentes, sendo 117 R1, 80 R2 e 73 R3 (24 candidatos não compareceram).

Já o TiSBU (provão), direcionado àqueles que não se enquadram nos pré-requisitos do Pró-TiSBU e que geralmente ocorre no segundo semestre, contou com a participação de 95 urologistas (quatro candidatos faltaram).

A prova, sob coordenação da Comissão de Seleção de Título de Especialista da SBU (CSTE) e organizada pelo (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), foi realizada nas instalações da Universidade Anhanguera na Vila Mariana, respeitando todas as normas de segurança exigidas pelas autoridades de saúde, como aferição da temperatura na entrada, menor número de candidatos por sala e uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

As provas objetivas foram aplicadas pela manhã, e as provas discursivas, para os R3 e todos os candidatos do TiSBU, à tarde.

“Sabemos o quanto é importante a obtenção do Título de Especialista pelos urologistas brasileiros. Apesar de todas as dificuldades e incertezas que enfrentamos este ano, nos empenhamos em analisar todas as possíveis formas de realizar o TiSBU e o Pró-TiSBU mantendo os princípios de segurança, confiança e alto padrão que sempre foram características dessas provas. Cogitamos e avaliamos as possibilidades de realização de um concurso on-line, mas não encontramos condições e tecnologia disponíveis que oferecessem o grau de confidencialidade e segurança que o concurso exige. Nunca foi intenção da SBU e nem da AMB deixar de realizar as provas de título este ano, mas precisávamos fazer de tal forma que mantivéssemos a qualidade dos concursos e movimentássemos o menor número possível de colaboradores e organizadores, daí o motivo de realizar os dois concursos no mesmo dia e local. Acredito que conseguimos com o empenho de todos da CSTE e do IBGP e com apoio da diretoria da SBU realizar as provas em um ambiente de tranquilidade e segurança tanto para os candidatos quanto para a equipe de apoio”, destaca Dr. José Antonio Prezotti, coordenador da CSTE.

Opinião dos residentes

Hílio Pires Guimarães Neto, R3 do Hospital de Base do Distrito Federal, ficou satisfeito com o exame. “Prova bem balanceada, com questões claras e diversificadas dentro da Urologia, de todos os níveis de dificuldade. O que mais gostei foi o envolvimento de muitos temas e casos clínicos da prática diária e o feedback que a prova me deu sobre as matérias nas quais tenho mais facilidade e mais dificuldade. Além da avaliação, a prova me proporcionou um melhor entendimento da minha evolução no aprendizado da especialidade.”

 Cyro Laghi, R3 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo, concorda com o colega. “Nos últimos anos foi possível observar que a prova para obtenção do Título de Especialista está mais condizente com a realidade dos serviços de residência. É preciso, sim, estudar e ter domínio das condutas dos principais guidelines mundiais, mas o conhecimento adquirido no estudo será fundamental para a prática urológica futura.”

Para Artur da Silva Farias, R2 da Faculdade Medicina do ABC (SP), a decisão sobre o adiamento da prova foi acertada. “Diante de um ano atípico e com inúmeras adaptações no campo do ensino e aprendizado, creio que a SBU tomou a melhor postura em adiar a prova com a prerrogativa de melhores condições para efetuar o processo de aplicação do exame de suficiência com maior segurança. A prova deste ano também pareceu sanar alguns pontos de maiores reclamações de versões anteriores com questões mais diretas e conteúdos bem divididos por todas as áreas da Urologia, respeitando o cronograma divulgado anteriormente.”

Veja as estatísticas dos exames:

Comments are closed.