SBU, APU e CAU realizam 1º Fórum Ibero-Americano

SBU, Associação Portuguesa de Urologia (APU) e Confederação Americana de Urologia (CAU) realizaram no dia 23 de novembro o 1º Fórum Ibero-Americano. Conhecer as diferentes realidades na atenção à saúde do homem e as políticas para o diagnóstico precoce para o câncer de próstata na América Latina e Portugal foram os principais objetivos do evento, realizado em formato on-line.

Participaram: o presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini; o vice-presidente, Dr. Roni Fernandes; o coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, Dr. Ubirajara Ferreira; o presidente da APU, Dr. Miguel Ramos; o presidente da CAU, Dr. Alejandro Rodriguez; Dr. Hamilton Zampoli e Dr. Francisco Botelho.

Foram 44 participantes, sendo 17 do Brasil, 7 de Portugal, 6 do Paraguai, 3 da Bolívia, 3 de Cabo Verde, 3 do Peru, 2 da Espanha, 1 da Colômbia, 1 do México e 1 de Moçambique.

“A SBU vem se internacionalizando por meio de parcerias com associações de vários países. Com a realização deste fórum, com a APU e a CAU, constatamos que a incidência de casos de câncer de próstata e as dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento são muito semelhantes. Discutimos os aspectos confluentes entre os países e elaboramos propostas, baseadas em experiências internacionais para melhorar a saúde do homem, entre elas como veicular informações de qualidade para criar nos homens uma rotina de consultas periódicas que lhes dê melhor qualidade de vida e aumente a sobrevida. Houve uma intensa troca de experiências multicêntricas com países ‘irmãos’ de costumes e línguas semelhantes. Vamos elaborar um documento de consenso com propostas e estratégias que será entregue a OPAS e OMS”, informa Dr. Roni Fernandes.

A intenção é que o encontro seja anual, sempre em novembro.

Comments are closed.