SBU participa de fórum do CFM sobre esteroides anabolizantes
Foi realizado no dia 3 de abril o I Fórum sobre Uso de Esteroides Anabolizantes, promovido pelo CFM. Na ocasião foi divulgada uma carta aberta sobre o cenário do uso indevido de hormônios no Brasil.
A SBU foi representada pelos urologistas Drs. Rodrigo Barros de Castro, Luís Guilherme Teixeira dos Santos (também coordenador da CT de urologia CFM e um dos organizadores do evento), Leonardo Seligra Lopes, Thiago Silva da Costa (membro da CT de urologia do CFM) e Karin Jaeger Anzolch (diretora de comunicação da SBU e membro da CT de urologia do CFM).
Participaram ainda representantes das câmaras técnicas de endocrinologia e medicina do esporte e das principais sociedades médicas afins ao tema como SBEM, FEBRASGO, ABRAN, SBMEE, SBH, SBC, AMB, Conselhos Federais de Educação Física e de Farmácia, Associação Brasileira de Controle de Dopagem e Ministério Público.
O evento contou, na parte da manhã, com uma extensa discussão dos especialistas sobre as repercussões em suas áreas de atuação e as evidências científicas. À tarde, o fórum continuou com mesas de discussões e propostas para ações conjuntas para conter a crescente e alarmante utilização dessas substâncias, incluindo o acesso em farmácias, farmácias magistrais e também a aquisição ilegal. Por fim, foi lavrada uma carta aberta. A SBU foi signatária do primeiro documento, produzido há um ano, e tem participado ativamente das ações de educação, alerta e esclarecimento.
Assista à íntegra do fórum aqui:
AcesseVeja também:
SBU e Levitatur conquistam Prêmio Caio, considerado Oscar dos eventos
A SBU e a Levitatur foram vencedoras do Jacaré de Ouro na 25ª edição do Prêmio Caio com o case do CBU 2023, na categoria Serviços/Receptivo para Eventos.
leia maisUrologista participa de curso no Mount Sinai Health System
Dr. Matheus Pascotto de Salles (SP) garantiu o primeiro lugar no edital promovido pela SBU em parceria com o Mount Sinai Health System (EUA) e foi contemplado...
leia maisHistórias da Urologia
Há 24 anos, a prostatectomia radical convencional era realizada em poucos centros no Brasil.
leia mais