SBU dá as boas-vindas aos novos membros titulares

A SBU parabeniza os novos especialistas que obtiveram o Título de Especialista em Urologia. Os urologistas foram aprovados no exame realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, durante do CBU 2021, em Brasília. Foram 158 inscritos no TiSBU e 67 para R3.

 

Os exames foram elaborados em agosto de 2021 por integrantes da Comissão de Seleção de Título de Especialista (CSTE). O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) é responsável pela consultoria pedagógica e organização das provas. 

 

“Mudanças no modelo do Pró-TiSBU e TiSBU foram implementadas nos últimos anos, algumas em decorrência da Covid-19, como prova on-line e provas discursivas, que junto com um sistema de bonificação que beneficia aqueles residentes com publicações científicas, acreditamos estar aprimorando o processo de avaliação e obtenção do Título de Especialista em Urologia. Para o próximo ano o sistema on-line deverá ser mantido, o que permite uma descentralização das provas, e com o maior controle da pandemia poderemos retornar também com as provas práticas, que na visão da CSTE são de grande importância para medir o desempenho técnico dos candidatos”, afirma Dr. José Antonio Prezotti, presidente da CSTE. 

 

Critérios de aprovação

Os residentes são avaliados de forma seriada e progressiva, obtendo titulação aqueles que atingem suficiência nas três provas ao final do período (a média final para aprovação deve ser a somatória das notas obtidas nas provas de R1, R2 e R3 e dividida por três). Quem alcança média de 60 pontos nas três provas é aprovado. 

  

Pela primeira vez no último exame candidatos R3 que apresentaram publicações científicas indexadas pelos sistemas Qualis – Medline, Lilacs ou SciELO e Re.Cet, em forma de artigo, em temática de Urologia, como autor ou coautor, receberam bonificação na soma das notas (1 artigo: 3 pontos; 2 artigos: 4 pontos; 3 artigos: 5 pontos). 

 

Primeiro lugar

Primeiro colocado no TiSBU, Dr. Jônatas Teixeira Santos ressalta o elevado nível das provas. “Fiquei surpreso com o primeiro lugar porque quem é residente ou urologista sabe do grande rigor dessa prova e do alto nível dos candidatos. Acredito que a leitura e as revisões do Campbell e de todos os guidelines foram essenciais para a boa colocação. Além disso, a SBU está de parabéns pela organização, transparência do TiSBU e pela educação continuada de excelência através do site. Meus eternos agradecimentos ao Hospital Ipiranga em São Paulo, onde tive minha formação como urologista”, relata o urologista formado em 2021 e que atualmente atua na Uroclínica em Governador Valadares (MG).

Confira o resultado do TiSBU: https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=213 

Confira o resultado do Pró-TiSBU: https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=212

 

Comments are closed.