O presidente da SBU, Prof. Antonio Carlos Pompeo, participou no dia 17 de novembro de evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS) em comemoração ao Novembro Azul e ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, na sede do MS, em Brasília.
Também compuseram a mesa o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o secretário-executivo Rodrigo Cruz, a representante da OPAS/OMS Socorro Gross, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sergio Okane; e o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, brigadeiro Laerte Lobato.
No evento, que teve como slogan “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do MS, Maíra Botelho, apresentou um vídeo sobre ações e dados referentes ao câncer de próstata. Na ocasião foi lançada a Linha Azul, itinerário do paciente em toda a rede de saúde: atenção primária, encaminhamento para diagnóstico na atenção especializada e encaminhamento ao urologista e a unidade de referência em atenção especializada para tratamento, caso confirmado diagnóstico do câncer de próstata.
Foi exibido ainda vídeo de lançamento da campanha Novembro Azul com depoimentos de médicos e pacientes.
Em sua fala, o presidente da SBU ressaltou a importância de diagnosticar o câncer de próstata em sua fase inicial. “Agradeço a honra em participar deste evento em alusão ao Novembro Azul e ao Dia de Combate ao Câncer de Próstata. A SBU participa há dez anos da Campanha Novembro Azul, voltada à conscientização do câncer de próstata, que é o tumor mais frequente entre os homens após os 50 anos e constitui a segunda causa de óbitos nessa faixa etária. Não temos meios efetivos de prevenção. Quando diagnosticamos em fase inicial, esse tumor é curável. Em estágios avançados, os objetivos são controle da doença e qualidade de vida do paciente. Isso tem alto custo pessoal, psicológico e monetário.”
Defesa Profissional
“Nossa meta como Sociedade é o diagnóstico precoce, quando em geral o indivíduo está assintomático. Por isso preconizamos a avaliação precoce. A orientação básica é estimular os homens após os 50 anos que se submetam a uma avaliação médica inicial e aos 45 aqueles que se enquadram nos grupos de risco. A partir deste ano temos um programa de colaboração técnica com o Ministério da Saúde sobre saúde do homem, fato que colaborou sobremaneira para essa campanha desenvolvida pela nossa Sociedade. Nos colocamos à disposição do ministério para realizar ações que resultem em benefício para a saúde do povo brasileiro”, encerrou Prof. Pompeo.
O ministro Marcelo Queiroga ressaltou a importância de o homem cuidar da saúde. “Essa ação hoje visa à ampliação do esclarecimento acerca do câncer de próstata. Nós, homens, temos que procurar o urologista. Peço às mulheres que levem seus maridos ao urologista, na certeza de que temos médicos muito qualificados e competentes”, afirmou.
Durante a cerimônia, o ministro da saúde assinou uma portaria de reajuste do procedimento de biópsia de próstata, uma reivindicação da SBU, aumentando o valor de R$ 92 para R$ 202.
Após a solenidade, o presidente da SBU se reuniu com o ministro da saúde em seu gabinete e formalizou o convite para que Marcelo Queiroga participe da abertura do CBU em dezembro, o que foi aceito.
O evento na íntegra está disponível na página do Facebook do MS: https://fb.watch/9kRFRpgNWi/
Comments are closed.