SBU participa de reunião com diretoria da EAU

No dia 23 de abril membros das diretorias da SBU e da EAU reuniram-se para tratar de assuntos de interesse das duas entidades e parcerias.

Participaram representando a SBU os Drs. Antonio Carlos Lima Pompeo, Alfredo Canalini, Luiz Otavio Torres, Marcio Averbeck, Roni Fernandes e Lucas Mendes Nogueira. E pela EAU os Drs. Chris Chapple, James N’Dow, Hein van Poppel, Jacqueline Roelofswaard, Angela Terberg e Susanne Buijs.

A agenda constou dos seguintes assuntos:

Congressos de 2021

O Congresso da EAU deste ano será no formato virtual e acontecerá entre os dias 8 e 12 de julho. A EAU convida todos os membros a participarem das plenárias e dos cursos.

O XXXVIII Congresso Brasileiro de Urologia acontecerá em Brasília de 23 a 26 de outubro. O formato ainda está em avaliação e provavelmente será híbrido (presencial e on-line). Como vem acontecendo nos últimos anos, haverá um simpósio da EAU de duas horas no CBU. Em anos anteriores a EAU mandava dois conferencistas europeus para o simpósio, mas neste ano é pouco provável que seus membros possam fazer viagens internacionais para congressos. Foi então oferecido um número maior de palestrantes – a ser definido – tanto para conferências on-line quanto pré-gravadas.

 

Preço reduzido da anuidade

A SBU tem uma parceria com a EAU há alguns anos que oferece inscrição ou renovação da anuidade com valor reduzido para os membros da SBU. Normalmente eles abrem as inscrições uma semana antes, durante e uma semana após o CBU para pagamento on-line. O valor será mantido o mesmo do ano passado: € 75 euros em vez de € 187,5.

 

Pocket Guidelines 2021

Em 2020 a SBU traduziu para o português o Pocket Guidelines da EAU e em 2021 irá traduzi-lo novamente.

 

Programa de intercâmbios

Em 2019 a SBU fechou acordo com a EAU para um programa conjunto de scholars no qual um urologista brasileiro iria para o Congresso da EAU e ficaria por um mês como observador em um centro europeu e um especialista europeu viria para o Congresso Paulista e ficaria um mês também em um centro brasileiro. Devido à pandemia não foi possível a realização desse intercâmbio em 2020 e ele foi adiado para 2022.

 

Estágio em centros europeus

Antes da pandemia a SBU recebia várias solicitações de associados pedindo orientações sobre centros europeus que pudessem receber urologistas brasileiros para realização de estágio. A EAU está finalizando uma lista desses centros, que será disponibilizada no Portal da Urologia.

“Mesmo durante esse difícil período que estamos vivendo, a SBU não mede esforços para trazer para o associado os benefícios de colaboração com sociedades mundiais de expressão”, destaca Dr. Luiz Otavio Torres, diretor da Comissão de Relações Internacionais da SBU.

 

Comments are closed.