SBU Pesquisa: Perfil da Endourologia no Brasil

O urologista brasileiro segue os guidelines? Compreendendo o tratamento da nefrolitíase no Brasil

Nas últimas décadas, observou-se uma grande mudança no tratamento da litíase renal devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas cirúrgicas. No entanto, a medida em que ocorre o desenvolvimento de uma maior variedade de tratamentos para os cálculos renais, também aumenta a complexidade do processo de decisão. Apesar da existência de guidelines específicos para o tratamento da nefrolitíase, muitos trabalhos apontam para a existência de uma importante variação no padrão de condutas dos Urologistas.

Este questionário on-line e anônimo tem o objetivo de verificar se as condutas dos Urologistas brasileiros, com relação ao tratamento dos cálculos renais, são compatíveis com aquelas preconizadas pelos guidelines das Associações Americana e Europeia de Urologia e quais fatores poderiam estar relacionados a este fato. Este questionário é composto por 20 perguntas de múltipla-escolha que abordam características demográficas e sobre a prática clínica dos respondentes com relação ao tratamento dos cálculos renais.
Ao término do estudo, espera-se observar o nível de concordância entre as condutas dos urologistas brasileiros em relação àquelas preconizadas pelos guidelines internacionais e analisar fatores como idade do cirurgião, acesso a tecnologia, atuação em sistema público de saúde e preocupação com morbidades das técnicas que possam influenciar na decisão terapêutica. Estas respostas poderão ajudar na elaboração de políticas públicas/privadas de saúde, assim como em projetos de ensino e pesquisa em Urologia.

A SBU inicia mais uma pesquisa e convida seus associados a responderem questões sobre conhecimento e prática em Endourologia visando a elaboração de ações de ensino prático e teórico nacionalmente. A SBU conta com sua participação para a melhora da prática endourológica no nosso país. (este questionário leva menos de 3 minutos para ser respondido)

A participação na pesquisa é voluntária e os dados obtidos serão mantidos em um banco de dados anônimo até o final do estudo sem acesso a informações pessoais dos participantes.

Responda a pesquisa AQUI

Comments are closed.