Durante este ano, a equipe de Comunicação da SBU não mediu esforços para realizar seis campanhas de orientação da população e atender a imprensa para esclarecer sobre as doenças urológicas.
Até meados de dezembro foram mais de 5.100 matérias na imprensa nacional e inclusive internacional por meio da Agência de Notícias BBC com tradução de reportagem para o espanhol, francês, chinês, árabe, punkabi (Índia), pidgin (Nigéria), kyrgyz (língua do Kirguistão), amharic (Etiópia), swahilli (Quênia e Tanzânia) e tigrinya (Eritreia).
A reportagem sobre a queda de 51% na produção de espermatozoides ao longo dos últimos 50 anos foi uma das campeãs de audiência na BBC Brasil o que a fez ser traduzida para 10 línguas e chegar a outros países. Na matéria feita pelo jornalista André Biernath, o coordenador da área de Andrologia da SBU, Dr. Eduardo Miranda, confirma que esse declínio é real.
A queda na produção de espermatozoides também foi abordada pela revista Veja e contou como porta-voz da SBU o Dr. Daniel Zylbersztejn.
Outra reportagem recente que se destacou foi sobre a nova técnica de reconstrução peniana desenvolvida no Brasil pela equipe do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), liderada pelo diretor da Escola Superior de Urologia da SBU, Dr. Ubirajara Barroso, publicada no jornal Estado de S. Paulo.
A reportagem de Beatriz Bulhões, que contou com o supervisor da Disciplina de Câncer de Pênis da SBU, Dr. José de Ribamar Calixto, como porta-voz da SBU, teve tamanha repercussão que foi republicada em diversos outros veículos, entre eles CNN, UOL, Exame, Isto É Dinheiro e Correio Braziliense.
Campanhas
Ao longo de 2023, a SBU realizou seis campanhas: mutirão de câncer de pênis em fevereiro, a de orientação sobre a incontinência urinária a de tuberculose urinária em março, a de incentivo a doação de órgãos em maio, a do dia do homem em julho, a de saúde do adolescente (#VemProUro) em setembro e a Novembro Azul.
Durante o Novembro Azul, o presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini, participou ao vivo do programa É de Casa, que vai ao ar aos sábados de manhã na TV Globo. Dr. Canalini também concedeu entrevista ao vivo à Jovem Pan. A SBU também foi representada no Jornal Hoje pelo presidente da seccional Minas Gerais, Bernardo Pace. O vice-presidente da SBU, Dr. Roni Fernandes, representou a entidade no programa de TV PopVerso, da CNN, e na live do Jornal da Record nas mídias sociais e Youtube.
“Temos trabalhado incessantemente para que os urologistas sempre estejam atualizados sobre as principais ações e tópicos de interesse e para que a SBU seja a principal protagonista das questões que envolvam as condições urológicas. Nesse sentido, entendemos que a expansão de nossas campanhas para outras temáticas além dos tradicionais meses do Novembro Azul e da Incontinência urinária, em março, seja uma oportunidade para que mais e mais pessoas conheçam a especialidade, sua área de atuação e também possam se engajar nas diversas causas. Temos visto com muita satisfação que esse trabalho tem produzido frutos, e tornado a SBU cada vez mais a principal porta-voz, junto à população, veículos de comunicação, redes e mídias sociais, das temáticas que envolvem a urologia. Nada disso seria possível sem um time que trabalha forte e trabalha junto, onde o time da comunicação, departamentos, seccionais, e diretoria, estão sempre prontos para responder, muitas vezes em tempos exíguos, às demandas que chegam. Parabéns, SBU, parabéns, Urologistas! Que em 2023 possamos todos fazer ainda mais e melhor”, avalia a diretora de Comunicação da SBU, Dra. Karin Anzolch.
Comments are closed.