PAPER – Portas Abertas Para Estágios de Residentes
Projeto desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), como parte do Programa de Educação Continuada da Escola Superior de Urologia (ESU) em conjunto com a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) e coparticipação da Comissão de Seleção e Titulo de Especialista (CSTE), destinado aos Residentes de Urologia do Território Nacional.
O Projeto visa proporcionar diferentes experiências educacionais durante o período de Residência Médica em Urologia através da viabilização da participação de um programa oficial de visitação dos residentes a diversos serviços de referência na Urologia e/ou especialidades afins, em todo o Brasil.
Confira a Planilha de Estágios*atualizada em 16/05/22
Os serviços de Urologia serão convidados pela Sociedade Brasileira de Urologia para a participação no programa como serviços acolhedores, tendo os seguintes critérios básicos, além da excelência de ensino e assistência:
- Ter programa de residência em Urologia credenciado pela Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia;
- Ter a disponibilidade de receber pelo menos 1 residente de urologia no período, por pelo menos 1 semana de dias úteis até 30 dias.
- Disponibilizar atividades de interesse para um residente de urologia, sejam elas teóricas ou práticas.
- Ter à disposição um contato emergencial de um responsável pela acolhida do residente para o caso de dificuldades de acesso ou eventos de outra ordem.
O residente que deseja complementar sua formação em uma especialidade urológica específica, pode escolher um hospital dentre aqueles disponibilizados no portal da Urologia. De acordo com a disponibilidade do residente visitante e do serviço de Urologia que vai acolhe-lo, o estágio poderá ter duração de 1 semana ou 30 dias.
Planilha Estágios – Atualizada em 18-08 (2)
O residente deve então enviar e-mail para cet@sbunet.org.br com o título “estágio para residente”, anexando formulário padrão preenchido.
Formulário de Solicitação de Vaga no Programa PAPEROs critérios mínimos para que o residente possa pleitear uma vaga de estágio são os seguintes:
- Estar realizando Residência Médica em Urologia em Serviço Credenciado pela SBU
- Ser aspirante ou residente-membro da SBU.
- Ter liberação de sua supervisão da residência .
Em caso de maior número de residentes pleiteando uma mesma vaga de estágio, os critérios de seleção serão os seguintes:
- Ano de residência: R3 terá prioridade em relação a R2 que, por sua vez, terá prioridade sobre R1
- Número de participações no TARGET
- Participações no Congresso Brasileiro de Urologia
- Número de trabalhos aprovados em Congressos Brasileiros de Urologia
- Participações em congressos regionais presencias da SBU
- Idade
Após a seleção do residente e confirmação da vaga, o mesmo deverá enviar novo formulário padrão preenchido, desta vez com assinatura do supervisor do seu programa e de representante da COREME do seu hospital, para o e-mail cet@sbunet.og.br com o título “documentação para estágio de residente”. Esse formulário será enviado para a COREME do serviço acolhedor, de forma que o estágio terá também a anuência dos órgãos oficiais que regem a residência médica no Brasil.
Formulário de formalização de estágioCustos: Caberá ao residente candidato prover os recursos necessários para seu deslocamento, alojamento, alimentação, planos de saúde, vestuário ou outros que possam advir; a SBU e o serviço acolhedor não terão nenhum custo adicional relativo ao residente ou a qualquer outro aspecto relativo ao estágio.
Certificados serão emitidos pela SBU após o término do período, constando o Selo da SBU e a parceria com o Serviço ou Instituição relacionada, com detalhamento das atividades e tempo de visitação realizada.
Idealização: Prof. Antônio Carlos Lima Pompeo – Presidente da SBU 2020-21 / Dr Alfredo Felix Canalini – Secretário Geral da SBU 2020-21 /
Organização: Depto. De Comunicação da SBU 2020-21: Diretor: Dr Roni de Carvalho Fernandes e Dra. Karin Marise Jaeger Anzolch.
Coordenação e implantação: Dr. Fransber Rodrigues (Comissão de Ensino e Treinamento) / Dr. Lucas Nogueira (Escola Superior de Urologia)/ Dr José Antônio Penedo Prezotti (Comissão de Título de Especialista) / Dr. Luiz Henrique Araújo (Escola Superior de Urologia).
Comments are closed.