Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
13/05/2021

SBU celebra 95 anos de história

Evento on-line com a participação dos Drs. Miguel Srougi, Fernando Vaz e Luiz Otávio Torres marca a celebração de quase um século de existência da entidade

MAIO 2021 – A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) celebra nesta quinta-feira (13) 95 anos de história com a solenidade on-line “A Urologia brasileira em história”, às 20h. Na ocasião os associados irão conhecer o novo projeto da Sociedade: Academia SBU, uma plataforma de Educação à Distância que contemplará cursos, acesso a artigos científicos, materiais informativos, dentre outros.

Na ocasião, o evento contará com a presença do presidente da SBU, Professor Antônio Carlos Lima Pompeo (SP), que falará sobre “Uma gestão em tempos de pandemia”; do secretário-geral da SBU, Dr. Alfredo Felix Canalini (RJ), que abordará “Da ata à atuação: os primeiros passos”. Os painelistas serão os urologistas Drs. Miguel Srougi (A Urologia do Futuro), Fernando Vaz (A evolução tecnológica da Urologia) e Luiz Otávio Torres (A SBU além das fronteiras).

De acordo com o presidente da SBU, este aniversário deve ser comemorado intensamente, pois embora a pandemia tenha imposto diversas restrições, a entidade conseguiu se ressignificar e fazer a diferença na atualização científica dos associados. “Utilizamos a internet como aliada para a capacitação científica através de reuniões, campanhas, webinares, podcasts, cursos e diversas atividades de alto nível para profissionais de todo o país e de outras nacionalidades”, aponta.

O impacto na sociedade também foi uma marca que o secretário-geral, Dr. Alfredo Canalini, destacou. “O diálogo tem sido constante, através das campanhas de alerta à população. O Novembro Azul, que começou em 2003 na Austrália, foi a campanha pioneira. Hoje, no Brasil, a SBU faz campanhas de alertas ao longo de todo ano, não somente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também sobre outras condições, como as infecções sexualmente transmissíveis, o câncer de pênis, a incontinência urinária e a campanha de estímulo do adolescente menino ir ao médico. Além disso, informações corretas sobre os vários problemas urológicos estão disponíveis no Portal da Urologia e nas redes sociais, com conteúdo para esclarecer a população de forma adequada e com linguagem accessível”, diz.

Fazendo história

Em 1926, alguns médicos, capitaneados pelo Dr. Agenor Estelitta Lins, se reuniram para fundar a Sociedade Brasileira de Urologia. Eles estavam inaugurando aquela que hoje é uma das mais atuantes e mais antigas Sociedades de Especialidade Médica.

De 95 anos até hoje, muito se tem evoluído. Atualmente a conta com SBU 4.912 associados, 24 Seccionais, 78 programas de residência médica em urologia credenciados, totalizando 465 médicos residentes.

A SBU é responsável pelas diretrizes em Urologia, ou seja, as recomendações desenvolvidas com o objetivo de auxiliar profissionais e pacientes na tomada de decisão em relação à alternativa mais adequada na área.

Também é responsabilidade da instituição realizar o terceiro maior congresso de Urologia do mundo, que acolhe encontros multidisciplinares como os de Fisioterapia e Enfermagem em Urologia, além do encontro das Ligas Acadêmicas de Urologia. O 38º Congresso Brasileiro de Urologia ocorre este em ano de 23 a 26 de outubro, em Brasília.

De acordo com o diretor de comunicação da SBU, Dr. Roni Fernandes, a SBU ao longo destes anos de existência, contribuiu para a evolução dos urologistas brasileiros. “A urologia é uma especialidade cirúrgica e evoluiu muito no aspecto de ser cada vez mais minimamente invasiva com introdução de novas tecnologias com laser, vide cirurgia, quebrar pedras sem invasão, robótica e transplante renal”, destaca.

Veja também:

16/05/2024

Solidariedade da CAU

A Confederação Americana de Urologia enviou uma carta à SBU externando seu apoio e sua solidariedade...

leia mais
16/05/2024

Reportagem sobre aumento de casos de câncer de pênis no mundo com participação da SBU é publicada em dez idiomas

A agência de notícias BBC Internacional produziu uma matéria sobre o aumento do número de casos de câncer de pênis em todo o mundo...

leia mais
13/05/2024

Diretrizes da EAU e da AUA para cálculo renal no TARGET

No dia 11 de maio o TARGET abordou "Comparando as diretrizes da EAU e da AUA para o tratamento...

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar