Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
12/03/2018

Cigarro: o grande vilão

“(…) a chance de desenvolver câncer de bexiga é de 2 a 6 vezes maior em tabagistas em relação àqueles que não fumam, e a duração e intensidade da exposição são diretamente proporcionais a esse risco”

Qual é o vilão mais famoso que você conhece? Alguns se remeterão à infância, lembrando do Coringa, do Pinguim; outros farão menção a líderes políticos sagazes (Lênin, Hitler) e os demais recordarão de indivíduos que representaram sofrimento em sua história de vida pessoal.

Todavia, em se tratando de saúde, também há muitos vilões. Um dos mais conhecidos e responsáveis pela deterioração e redução do tempo de vida é, sem dúvida, o cigarro.

O hábito de fumar está intimamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, com destaque para o de bexiga, segunda neoplasia geniturinária mais comum em homens no Brasil e responsável por 3% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos.

Segundo pesquisadores norte-americanos, o tabaco associa-se a 60% e 30% de todos os cânceres do trato urinário em homens e mulheres, respectivamente. Soma-se a isso, o fato de que a chance de desenvolver câncer de bexiga é de 2 a 6 vezes maior em tabagistas em relação àqueles que não fumam, e a duração e intensidade da exposição são diretamente proporcionais a esse risco.

O vilão é aquele que sabidamente tem má intenção ou caráter antagônico. Se houvesse, portanto, a possibilidade de transpor tal adjetivo para a realidade do câncer de bexiga, diríamos que ele está sendo representado pelo CIGARRO. Cabe a cada indivíduo, enfim, tratar de se defender desse algoz.

Dr. João Álvaro Silva, residente do Serviço de Urologia do Hospital Nossa Senhora Conceição – Porto Alegre, RS

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar