Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
26/02/2018

Hipogonadismo masculino: como identificar e tratar?

“(…) A terapia de reposição da testosterona hoje é considerada bastante eficaz e segura quando bem indicada (homem com sintomas e testosterona baixa no sangue). No entanto, o controle regular com o urologista é mandatório”

Existem vários nomes na literatura para se definir a diminuição da testosterona. O termo “andropausa” não é correto porque – ao contrário das mulheres na menopausa, que param de produzir os estrogênios – os homens não param de produzir o hormônio testosterona. O que pode ocorrer é uma diminuição de sua produção – em geral em torno de 12% a cada década de vida, a partir dos 40-50 anos.

O termo mais utilizado no Brasil é DAEM: Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino, que é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da concentração de hormônios que pode ocorrer no homem idoso. Entre os sintomas que podem estar presentes temos: diminuição da qualidade das ereções e aparecimento de disfunção erétil, diminuição de libido, alterações do orgasmo, ejaculação retardada, diminuição da força e massa muscular, fadiga, irritabilidade, sonolência, aumento da gordura visceral etc.

A idade talvez seja o maior fator de risco, já que sabemos que a incidência do DAEM aumenta com a idade. Obesidade e a chamada Síndrome Metabólica também são fatores preponderantes e muito frequentemente associados ao DAEM. Prevenir ou controlar os fatores da Síndrome Metabólica, tais como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol alto), vida sedentária, fumo, álcool em excesso, depressão, é muito importante.

Diagnóstico: clínico e laboratorial

O diagnóstico do DAEM deve ser sempre clínico e laboratorial. Ou seja, o homem tem que ter sintomas – alguns dos citados anteriormente – junto com uma dosagem de testosterona baixa no sangue. Recomenda-se a dosagem de testosterona total e, se ela estiver baixa, deve-se repeti-la, pedindo também a dosagem da testosterona livre calculada, LH e prolactina (no caso de diminuição da libido).

Em relação ao tratamento, as formas orais – exceto o undecilato de testosterona – não devem ser utilizadas devido a possíveis efeitos tóxicos ao fígado.

No Brasil, as vias mais utilizadas são a parenteral (injeção intramuscular) e a transdérmica. As injeções podem ser as chamadas de curta ação, devendo ser injetadas a cada duas a quatro semanas (cipionato de testosterona e ésteres de testosterona) ou as de longa ação, que devem ser injetadas a cada três meses (undecilato de testosterona).

A testosterona transdérmica pode ser de uso axilar ou através da testosterona gel a ser espalhada em geral em regiões do corpo com poucos pelos (não pode ser utilizada no pênis!). A escolha de qual tipo de tratamento a ser utilizado deve ser discutida entre o paciente e o médico e as doses, adequadas à resposta laboratorial e clínica.

A terapia de reposição da testosterona hoje é considerada bastante eficaz e segura quando bem indicada (homem com sintomas e testosterona baixa no sangue).

No entanto, o controle regular com o urologista é mandatório. Não existe idade limite para se iniciar o tratamento com reposição de testosterona.

Não se deve dar testosterona a homens com níveis normais de testosterona no sangue assim como está contraindicado seu uso para aumentar massa muscular em academias de ginástica.

Dr. Luiz Otávio Torres – Belo Horizonte, MG

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar