Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
21/05/2018

O psicológico nas disfunções sexuais

“Nem sempre aprendemos tudo que é preciso para funcionarmos sexualmente e muitas vezes aprendemos coisas que atrapalham o sexo… e insistimos em fazer sempre igual… e dá errado”

Sempre usam a palavra psicológico para designar muitas coisas e nem sempre ao lermos entenderemos o que significa afinal essa palavra. Nas últimas décadas falar “psicológico” parece que encobre muitas ideias e de modo até místico. Ouvimos na TV: “o psicológico abalado” como se fosse uma entidade, um sujeito autônomo que age sem nosso conhecimento ou contra nossa vontade.

Mas o que é o psicológico quando alguém tem dificuldades sexuais?

São várias circunstâncias que precisamos compreender:

– Capacidades físicas e fisiológicas do corpo e como as usamos ou podemos usar. Essas capacidades oferecem limites. E tentarmos contra nosso corpo fazer algo inviável a isso chamamos de psicológico, pois enfrentamos uma realidade física e a desconsideramos. E temos dificuldades em administrar a frustração de não conseguir o desejado, mesmo que seja impossível.

– Aprendizado anterior. Tudo o que vivemos ao longo da vida que seja necessário para a expressão sexual. Nem sempre aprendemos tudo que é preciso para funcionarmos sexualmente e muitas vezes aprendemos coisas que atrapalham o sexo… e insistimos em fazer sempre igual… e dá errado!

– Emoções negativas. Duas são as principais que atrapalham o sexo: ansiedade e depressão. Não precisam ser diagnosticadas com transtorno de ansiedade generalizada ou uma depressão unipolar ou estados depressivos. Os momentos prévios à atividade sexual e o durante as atividades sexuais precisam de funcionamento fisiológico coerente com o comportamento sexual. Ansiedade e o estado de humor depressivo impedem esse funcionamento, independentemente da razão, da causa para esses estados de humor. Aqui deve entrar o que tanto temos chamado de “estresse”, seja pelo trabalho, seja pelo nervosismo constante que uma pessoa vive.

– Relacionamento afetivo. Casamento, namoro… como estamos nos relacionando? Como solucionamos problemas, como respondemos emocionalmente ao outro e às ações do outro? Temos empatia no relacionamento? Compreendemos e somos compreendidos? As formas de relacionamento são muito importantes para a existência dos comportamentos sexuais adequados.

– Falta de compreensão sobre o funcionamento físico sexual. O que seria função de educação sexual, mas na falta desse ensinamento na escola, achamos que a “natureza” se encarrega de funcionar, desconsiderando a vida que já tivemos e o que é que denominamos sexo. Aprender e compreender e saber o que esperar do corpo é outro aspecto do psicológico.

Mesmo quando existe uma circunstância externa, concreta, a exemplo de álcool, drogas, medicamentos, a forma de administrar essas situações pertence ao psicológico. Afinal, somos nós que procedemos à escolha de levar o copo de bebida à boca. E repetir essa situação tantas e quantas vezes na sequência ou em outros dias e assim dificultar o corpo funcionar sexualmente. O mesmo se aplica a quaisquer outras drogas, e depois apenas culpamos as substâncias, esquecendo que somos os responsáveis.

O psicológico é tudo o que vivemos e através do que nos relacionamos com os outros e o mundo!

Agora é hora de nos responsabilizarmos! E assim mudar mundo, a partir de nós mesmos! E aqui entra a psicoterapia, um processo científico, baseado na natureza humana de como fazer e transformar as coisas ao nosso redor!

Oswaldo M. Rodrigues Jr., psicólogo – São Paulo, SP

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar