Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
20/10/2015

Reposição hormonal deve ser feita apenas com indicação médica

Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino atinge de 15 a 20% dos homens acima dos 50 anos

 

Com o envelhecimento, os homens tendem a apresentar uma queda na produção do hormônio masculino, a testosterona, o que pode lhe causar cansaço, falta de desejo sexual, disfunção erétil, estresse, entre outros problemas. No entanto, o que muitos não sabem é que a reposição hormonal é indicada apenas para casos específicos e não deve ser administrada se os níveis do hormônio estiverem normais, mesmo que haja queixa dos sintomas.

“Atualmente, as pessoas solicitam e muitos médicos prescrevem testosterona na presença de queixas como disfunção erétil, falta de desejo sexual etc., mesmo com níveis normais da testosterona. É importante ressaltar que a testosterona pode trazer problemas importantes como infertilidade, às vezes, definitiva, e o aumento da concentração de glóbulos vermelhos, que pode predispor o homem a quadros de trombose”, alerta o urologista e professor livre docente da Faculdade de Medicina do ABC Sidney Glina.

A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), como é chamada clinicamente a queda da testosterona (também conhecida popularmente como andropausa), atinge de 15 a 20% dos homens acima dos 50 anos. A produção do hormônio pode começar a decair a partir dos 40 anos, mas, ao contrário das mulheres, nem todos os homens terão o problema.

“A idade talvez seja o maior fator de risco, mas a obesidade e a chamada síndrome metabólica também são fatores preponderantes e muito frequentemente associados ao DAEM”, afirma o urologista Luiz Otávio Torres, professor de Urologia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH).

Diagnóstico e prevençãoO diagnóstico se dá depois de análise clínica e laboratorial. “Recomenda-se a dosagem de testosterona total e, se esta estiver baixa, deve-se repetir a dosagem da testosterona total, pedindo também a dosagem da Testosterona Livre Calculada, LH e prolactina, no caso de diminuição da libido”, explica Torres.

Os médicos afirmam que não há como prevenir o DAEM, mas ter hábitos de vida saudáveis contribuem para diminuir o risco para a doença. “A manutenção de uma boa saúde, dieta saudável e a prática de exercícios podem contribuir para a manutenção da produção de testosterona”, diz Glina.

Saiba mais sobre DAEM aqui.

“Creative Commons Old Men in Vothonas” por Klearchos Kapoutsis, usado sob licença CC BY / modificado do original

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar