Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
10/07/2017

Uso indiscriminado e sem indicação médica de testosterona

Aumento do hormônio pode causar infertilidade

O uso sem indicação médica de reposição de testosterona, o principal hormônio sexual masculino, é totalmente desaprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Infelizmente, o seu uso vem aumentando por homens que têm como principal objetivo ganhar disposição e massa muscular rapidamente. Os usuários mais frequentes são alunos de academias de ginástica e fisiculturistas.

Alguns medicamentos são vendidos, ou melhor, deveriam ser vendidos, apenas mediante retenção de receita. No entanto, no nosso país muitas farmácias violam a lei e vendem injeções e géis de testosterona livremente.

Muitos desses usuários desconhecem seus efeitos colaterais indesejáveis. O aumento desse hormônio acima do nível normal pode elevar a concentração de células sanguíneas (hemácias) no sangue com risco de embolias, causar aumento das mamas acompanhado de dor (ginecomastia), aumento da glândula prostática e uma série de disfunções hormonais no organismo, que resultam até na atrofia dos testículos e, consequentemente, na diminuição da produção de espermatozoides e infertilidade.

“O grande dilema do uso inadequado de testosterona é que desconhecemos se, uma vez terminada a administração das injeções ou géis, o testículo voltará a funcionar corretamente”

O grande dilema do uso inadequado de testosterona é que desconhecemos se, uma vez terminada a administração das injeções ou géis, o testículo (principal produtor de testosterona do homem) voltará a funcionar corretamente. Além disso, não sabemos quanto tempo esta volta ao normal irá demorar.

Portanto, a SBU desaconselha e reprime severamente o uso sem prescrição médica de qualquer medicamento à base de testosterona. O seu uso está indicado nos casos de hipogonadismo, ou seja, nos homens que têm níveis baixos desse hormônio.

Dr. Eduardo Bertero – São Paulo, SP

 

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar