Entrevista – Presidente do VII Congresso Internacional de Uro-oncologia anuncia novidades

Dr. Fernando Maluf 2

Dr. Fernando Maluf

Entre os destaques estão: imunoterapia no tratamento dos tumores urológicos avançados, terapia focal no câncer de próstata localizado e os avanços da radioterapia no câncer de próstata

 De 3 a 5 de março será realizado em São Paulo o VII Congresso Internacional de Uro-oncologia. Nesta entrevista ao SBU Online, o presidente do encontro, o oncologista Fernando Maluf, fala sobre os preparativos e os temas em destaque. São esperados até 1.200 médicos e entre 400 e 500 demais profissionais de saúde. Sete palestrantes internacionais e 40 nacionais foram convidados.

SBU Online – Como estão os preparativos para o VII Congresso Internacional de Uro-oncologia?
Dr. Fernando Maluf –
Um congresso desse porte envolve enorme grau de comprometimento e trabalho em equipe. A organização do evento, que inclui os presidentes da SBU nacional e da seccional São Paulo e o presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), está em conjunto com suas lideranças engajada em manter a excelência do congresso. Do mesmo modo, a RVMais, com toda a sua experiência, está fazendo um ótimo trabalho. As aulas, os casos clínicos e os debates já estão em fase de finalização e espero que esse evento se mantenha no alto nível dos anos anteriores.

SBU Online – Quais serão os destaques?
Dr. Fernando Maluf –
Eu pontuaria o papel da imunoterapia no tratamento dos tumores urológicos avançados (principalmente rim e bexiga), o papel da terapia focal no câncer de próstata localizado, a abordagem multidisciplinar no câncer de próstata de alto risco, as novas estratégias de observação vigilante e os avanços da radioterapia no câncer de próstata.

SBU Online – Quantos especialistas são esperados?
Dr. Fernando Maluf –
Foram convidados sete palestrantes internacionais e 40 nacionais. Esperamos entre 1.000 e 1.200 colegas médicos e entre 400 e 500 profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos).

SBU Online – Quais serão os diferenciais dessa edição para a anterior?
Dr. Fernando Maluf –
A sessão fuzilamento, na qual o palestrante deve expor sua visão de um tema controverso sob o julgamento de três juízes; a aula magna sobre a história da imuno-oncologia; o curso multidisciplinar (em paralelo com a plenária), que envolverá, além das aulas médicas, aulas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, cuidados paliativos e política de saúde; e a sessão meet the expert (em paralelo com a plenária), que envolverá a discussão de casos clínicos por um time de experts nas áreas de urologia, radioterapia e oncologia clínica.

Comments are closed.