Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
29/05/2018

Ondas de choque no tratamento da disfunção erétil: posicionamento da Sociedade Brasileira de Urologia

Recentemente, foi divulgado pela mídia, em nosso país, o uso de ondas de choque (ondas eletromagnéticas de baixa intensidade) no tratamento da disfunção erétil. De fato, pesquisas preliminares mostram que as ondas de choque de baixa intensidade podem melhorar a função erétil (avaliada por questionários específicos para ereção) por alguns meses. Caso esses resultados se mantenham em longo prazo e se efetivamente o método for capaz de interferir nos sintomas da disfunção erétil, representará uma alternativa atraente e inovadora.

O mecanismo de tal ação ainda requer investigações adicionais, mas provavelmente se deve à recuperação dos danos vasculares existentes no tecido erétil masculino. Entretanto, não há evidência científica robusta que comprove a eficácia e a segurança deste tratamento em longo prazo. Adicionalmente, parâmetros fundamentais no tratamento, como frequência, energia usada e tempo de tratamento não foram padronizados, por este motivo, ainda não foi autorizada a sua utilização nos Estados Unidos.

A Sociedade Brasileira de Urologia, por meio do seu Departamento de Sexualidade Masculina e Reprodução entende que a aplicação de ondas de choque para tratamento da disfunção erétil na prática clínica deve ser precedida de consentimento livre e esclarecido, expondo-se a ausência de acompanhamento de longo prazo. E, até o presente momento, não há indicação para o tratamento da curvatura peniana causada pela doença de Peyronie, também comentado pela Sociedade Européia de Urologia.

Veja também:

02/05/2025

SBU consolida participação brasileira no Congresso da AUA

De 26 a 29 de abril Las Vegas (EUA) sediou o AUA Annual Meeting, que contou com cerca de 16 mil congressistas

leia mais
25/04/2025

SBU em Casa apresenta o tema tumores de testículo

"Tumores de testículo - condução clínico-cirúrgica em casos desafiadores" foi o assunto do SBU em Casa do dia 24 de abril.

leia mais
18/04/2025

Bexiga hiperativa no SBU em Casa

Bexiga Hiperativa: estratégias para acertar na escolha terapêutica e evitar fracassos

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar