Conheça a campanha
Outubrinho Rosa: a uropediatria da SBU veste a camisa rosa da prevenção
A campanha Outubrinho Rosa, criada para ampliar a conscientização sobre a saúde urológica das meninas, ganhou ainda mais força ao ser transformada em lei nacional (Lei 15.009/24), assim como o Novembrinho Azul (instituído pela Lei 14.694/23). As iniciativas reconhecem a importância da atenção à urologia pediátrica e colocam no calendário oficial do país a promoção de informações que salvam vidas e melhoram a qualidade de vida das crianças.
Em apoio à iniciativa, a Sociedade Brasileira de Urologia criou o slogan “A uropediatria da SBU veste a camisa do Outubrinho Rosa”, a fim de reforçar que urologia também é coisa de menina. Condições como malformações urológicas, disfunção vesical e intestinal (BBD – bladder and bowel dysfunction) e infecções urinárias recorrentes afetam milhares de meninas no Brasil, exigindo diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e tratamento especializado. Outro destaque fundamental do Outubrinho Rosa é a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), que está disponível gratuitamente no SUS para meninas e meninos a partir dos 9 anos. A vacina protege contra o câncer de colo do útero, de ânus, de orofaringe e contra verrugas genitais. A imunização é uma ferramenta de saúde pública que salva vidas e deve ser abraçada por todas as famílias.
"O Outubrinho Rosa é um marco na promoção da saúde urológica das meninas, trazendo à tona temas muitas vezes ignorados, como disfunções urinárias e intestinais na infância. A campanha reforça que cuidar da saúde urológica desde cedo é fundamental e inclui a vacinação contra o HPV como uma medida de proteção indispensável, capaz de prevenir diversos tipos de câncer e transformar o futuro de milhares de meninas”, destaca Dr. Luiz Otavio Torres, presidente da SBU.
“Queremos quebrar o estigma de que urologia é apenas um assunto masculino. Quando falamos em saúde urológica, estamos falando também do cuidado com as meninas, desde a infância. É nossa responsabilidade trazer o tema para o debate público”, completa Dr. Marcos G. Machado, coordenador do Departamento de Uropediatria da SBU.
Entre as mensagens-chave do Outubrinho Rosa estão:
Urologia é também coisa de menina – desde malformações até problemas de bexiga e intestino;
Diga não à infecção urinária – prevenção, diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para proteger o rim e garantir desenvolvimento saudável;
Vacine contra o HPV – uma medida segura e eficaz para prevenir doenças graves em meninas e meninos;
Promover informação de qualidade – famílias bem-informadas conseguem buscar ajuda médica na hora certa.
A SBU, por meio do seu Departamento de Uropediatria, organizará durante o mês de outubro uma série de ações educativas, palestras, campanhas digitais e eventos em escolas e hospitais para ampliar o conhecimento sobre saúde urológica das meninas.
Sobre o Outubrinho Rosa e o Novembrinho Azul
Criadas por médicos urologistas e cirurgiões pediátricos e abraçadas pela SBU, as campanhas Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul conquistaram reconhecimento oficial e agora fazem parte do calendário nacional de saúde por meio de lei. Ambas têm como objetivo conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das doenças urológicas em crianças, sejam elas meninas ou meninos.
Saiba mais
SBU em Casa: Cólica renal em gestantes
No próximo dia 21 de outubro às 20:30, o SBU em Casa vai falar sobre Cólica renal em gestantes. Confira...
leia maisSBU em Casa: Fístula vesicovaginal
No dia 14 de outubro, o SBU em Casa traz um time de especialistas para debater fístula vesicovaginal. A partir...
leia maisNo Outubro Rosa, SBU prepara material especial para Portal da Urologia
Objetivo é informar sobre os problemas urológicos que atingem o sexo feminino No mês em que se celebra o Outubro...
leia mais