Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
24/11/2025

CBU 2025 realiza a primeira telecirurgia ao vivo em um congresso médico no Brasil

Tags: CBU 2025

O 40º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU 2025), realizado em Florianópolis, entrou para a história da medicina brasileira ao protagonizar a primeira telecirurgia ao vivo já realizada em um congresso médico no país. A intervenção, executada em um modelo animal vivo posicionado em Curitiba, foi conduzida pelo Dr. André Berger, integrante do Departamento de Cirurgia Minimamente Invasiva e da Disciplina de Cirurgia Robótica da SBU, utilizando o sistema robótico EDGE.

Com um tempo médio de latência de 38 ms, a telecirurgia demonstrou a maturidade da tecnologia e abriu espaço para novas perspectivas em treinamento cirúrgico remoto, assistência a distância e teleproctoria. No contexto atual — especialmente após a decisão da ANS que viabiliza a oferta da prostatectomia radical robótica pelo SUS — o avanço evidencia um futuro em que procedimentos remotos, tutoriais ao vivo e acompanhamento em tempo real por cirurgiões experientes poderão ampliar o acesso e a segurança da cirurgia robótica no país.

Além da telecirurgia em modelo vivo, o congresso também operou plataformas robóticas conectadas a modelos sintéticos (inanimados) localizados em outras cidades. Ao longo dos três dias de evento, mais de uma centena de urologistas pôde experimentar a prática da telecirurgia e manipular diferentes sistemas robóticos diretamente na área dos estandes, em um ambiente seguro, controlado e altamente didático.

Segundo o presidente da SBU, Dr. Luiz Otávio Torres:

“A realização da primeira telecirurgia ao vivo em um modelo animal em um congresso médico no Brasil representa um marco para a urologia nacional. O CBU 2025 consolida a especialidade na vanguarda da inovação tecnológica e demonstra, na prática, como a integração entre ciência, indústria e educação médica pode transformar a formação dos urologistas. Essa experiência inédita não apenas amplia as fronteiras do ensino, como prepara nossos profissionais para um futuro em que a tecnologia será cada vez mais determinante na qualidade do cuidado oferecido aos pacientes.”

O robô e as plataformas de simulação permaneceram expostos e atraíram grande interesse do público durante todo o congresso, consolidando o CBU 2025 como um marco na introdução e difusão da telecirurgia em eventos médicos no Brasil.

Veja também:

24/11/2025

Uroweek: atendimento a pacientes do SUS

Na semana que antecedeu o CBU 2025, urologistas voluntários participaram da Uroweek, com atendimento a mais de 600 pacientes do SUS

leia mais
24/11/2025

CBU 2025 recebe mais de 3 mil congressistas em Florianópolis

Foram quatro dias intensos de aprendizado, troca de experiências e congraçamento entre urologias de vários estados e diferentes países.

leia mais
18/11/2025

SBU recebe urologista e residente portugueses para estágio e participação no CBU 2025

Por meio da parceria da SBU com a Associação Portuguesa de Urologia (APU), um urologista e uma residente portugueses...

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar