SBU recebe urologista e residente portugueses para estágio e participação no CBU 2025
Por meio da parceria da SBU com a Associação Portuguesa de Urologia (APU), um urologista e uma residente portugueses estão no Brasil realizando estágio de um mês em centros de excelência e tiveram a oportunidade de participar do CBU 2025, que ocorreu de 15 a 18 de novembro em Florianópolis. Dr. Bernardo Lobão está acompanhando as atividades no Hospital Pompeia e no Instituto da Próstata Aumentada, em Caxias do Sul (RS), e Dra. Marina Capinha, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
A avaliação dos candidatos foi realizada por meio de blinded review. “Essa parceria com a APU para nós é motivo de grande orgulho. Recentemente enviamos um urologista e um residente para realizar estágio em Portugal, que foram os primeiros brasileiros contemplados nesse acordo. Em breve temos a previsão de publicar um novo edital”, destaca Dr. Márcio Averbeck, diretor de Relações Internacionais da SBU.
Veja, a seguir, como tem sido a experiência dos intercambistas portugueses no Brasil.
“Quando soube da possibilidade da realização de intercâmbio no Brasil, inscrevi-me para a área de enucleação endoscópica da próstata, a qual temos procurado desenvolver mais no Hospital Santo Antônio, onde trabalho. E no Brasil está um dos maiores especialistas nessa técnica, que é o Dr. Felipe Figueiredo. Era algo que eu gostaria já de ter feito na residência, mas na época não tive oportunidade. Estou realizando estágio no Hospital Pompeia e no Instituto da Próstata Aumentada, consultório particular do Dr. Felipe. A experiência está sendo ótima, muito enriquecedora. Fui muito bem recebido, o Dr. Felipe é um ótimo anfitrião, um cirurgião brilhante. E os trâmites do intercâmbio foram bem organizados. Tenho acompanhado consultas e cirurgias com o Dr. Felipe. Já no CBU participei do curso pré-congresso de enucleação de próstata, que foi ótimo. Esta é minha primeira viagem ao Brasil e gostei muito das palestras e do congresso. E quando retornar a Portugal espero que consigamos impulsionar essa técnica no Hospital Santo Antônio.”
“Meu intercâmbio no Brasil tem sido excelente. Estou realizando no Icesp, sob tutoria do Dr. William Nahas e com acompanhamento do Dr. Rafael Coelho em diferentes hospitais em que ele atua, como o Nove de Julho, Sírio-Libanês e Vila Nova Star. Tenho acompanhado cirurgias diferenciadas, o que me permite partilhar ideias, ver outras técnicas cirúrgicas, pois, apesar de haver uma padronização, há sempre algumas diferenças que podemos observar e aprender. Em Portugal são seis anos de residência, estou no quinto, mas ainda não decidi em qual área irei me especializar. E participar do terceiro maior congresso de urologia do mundo foi enriquecedor. As palestras foram muito completas, com um nível altíssimo. Gostaria de agradecer à APU e à SBU pela iniciativa.”
Veja também:
Veja o que foi destaque no quarto dia do CBU 2025
Dr. Geraldo de Aguiar Cavalcanti destacou a alta prevalência do prolapso de órgãos pélvicos (POP) em mulheres pós-menopausa...
leia maisVeja o que foi destaque no terceiro dia do CBU 2025
Tumores renais e quando definir a remoção parcial do rim
leia maisVeja o que foi destaque no segundo dia do CBU 2025
Avanços tecnológicos para tratamento de cálculos renais grandes e complexos
leia mais