Seccionais da SBU realizam mutirões do câncer de pênis

Mais uma campanha de conscientização do câncer de pênis realizada com sucesso! Durante o mês de fevereiro, as seções estaduais da SBU se mobilizaram para diminuir as filas de postectomias e linfadenectomia inguinal no SUS. Diversas cirurgias foram realizadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul (até o fechamento desta reportagem).
Saiba como foram as ações em cada estado:
Ceará: 4 postectomias e 2 linfadenectomias inguinais
A SBU-CE realizou mutirões de cirurgias para tratamento do câncer de pênis em pacientes do SUS e uma ação social na Av. Beira Mar, em Fortaleza. Os procedimentos cirúrgicos, incluindo postectomia e linfadenectomia inguinal (aberta e robótica), foram realizados nos seguintes hospitais: Hospital das Clínicas Walter Cantídio, Hospital Geral de Fortaleza, Instituto do Câncer do Ceará – Hospital Haroldo Juaçaba e Hospital Gonzaguinha José Walter.
As ações contaram com a participação de urologistas e residentes, reforçando o compromisso da SBU-CE com a saúde da população. Para encerrar a campanha, no domingo, 23 de fevereiro, foi realizada uma grande ação social na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, com atividades de conscientização, orientação e distribuição de vacinas contra o HPV, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
No dia 4 de fevereiro foi realizada no Hospital Gonzaguinha José Walter uma postectomia, com o Dr. Danilo Pinheiro.
No dia 5, no Hospital Universitário Walter Cantídio, foram realizadas três postectomias em pacientes da fila de espera do SUS, participando os Drs. Nathalya Gonçalves, Alexandre Saboia, Aron Abib, Lucas Vale, Renan Alencar e Lúcio Alcântara Neto.
Como atividade paralela à campanha, foi realizada no dia 7 de fevereiro, no Hospital Geral de Fortaleza, uma linfadenectomia inguinal bilateral videoendoscópica de paciente que estava na fila de espera do SUS. Participaram: Drs. Lucas de Oliveira Lima, Marcos Flávio Rocha, Mateus Alves Araújo e Danielle Andrade Mota.
Também no dia 7, Dr. Emanuel Veras, com auxílio dos Drs. Diego Capibaribe e Gabriel Oliveira, realizou linfadenectomia inguinal robótica no Instituto do Câncer do Ceará – paciente operado no contexto do projeto de pesquisa no ICC que tem foco homens com câncer de pênis.
Rio Grande do Norte: 8 cirurgias
O mutirão em Natal foi realizado no dia 15 de fevereiro no Hospital LIGA contra o câncer. Foram feitas 8 cirurgias de pacientes que estavam na fila do SUS. Participaram da iniciativa os urologistas Drs. Rafael Pauletti (líder), Rafael Meduna, Ângelo Campos, Pedro Sales e Will Kamayo (urologista e chefe do hospital) e a anestesista Dra. Emiliana Mello.
A ação contou com o apoio da da ADIUM, cedendo coffee break, do Hospital da LIGA, fornecendo sala e funcionário (e um hospital particular), da SBU, oferecendo mão de obra, camisetas e aula para os funcionários), e da Sociedade de anestesia do RN-SAERN, concedendo anestesista.
Espírito Santo: 12 pacientes

Em Vitória, o mutirão de postectomias também ocorreu no dia 15 de fevereiro, no Hospital das Clínicas (Hucam). Foram contemplados 12 pacientes, já atendidos no ambulatório de urologia e com pré-operatório já realizados. A ação foi organizada pelo presidente da SBU-ES, Dr. Gustavo Bechara.
Pernambuco: 14 cirurgias

Em Recife, o mutirão de postectomias ocorreu no dia 14 de fevereiro em 2 hospitais: Hospital Getúlio Vargas, no qual foram realizadas 10 cirurgias, e Hospital Universitário Oswaldo Cruz, onde a fila era menor e foram realizados 4 procedimentos.
Rio Grande do Sul: 10 postectomias
O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em parceria com o Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES), com o apoio da SBU-RS e do seu presidente, Dr. Ernani Rhoden, realizou também um mutirão de postectomias no dia 22 de fevereiro. Foi feito o atendimento a 10 homens que estavam na lista de espera do SUS para o procedimento, reconhecido como importante arma no combate ao câncer do órgão.
A estratégia foi desenvolvida pelos coordenadores do PRM no HMV e no HRES, juntamente com os residentes de Urologia da Instituição. O grupo operacional foi composto pelos urologistas associados da SBU, Dr. Rafael Carvalho Ipe da Silva, coordenador do mutirão, Dra. Karolina Brochado Jorge, Dr. Eduardo Rabolini, Dr. Eduardo Terra Lucas, Dr. Pedro Gaertner Gayer, Dr. Luis Augusto Tarragô - preceptores, fellow e coordenador da RM -, Dr. Eduardo Franco Carvalhal e Dra. Karin Jaeger Anzolch, respectivamente Chefe do Serviço de Urologia e Diretora do Corpo Clínico do HMV.

Veja também:
SBU em casa sobre câncer de pênis
Câncer de Pênis: avaliação linfonodal e linfadenectomia – Indicações, estratégias diagnósticas e abordagem cirúrgica ideal
leia maisSociedades de especialidades debatem decreto 12.062 na AMB
No dia 12 de fevereiro, ocorreu uma reunião online do Conselho Científico da AMB, com a participação de 82 entidades médicas. A SBU foi representada pelo seu ex-presidente Dr. Alfredo Canalini.
leia maisCampanha de câncer de pênis repercute na imprensa
A SBU realiza em fevereiro a quinta edição da campanha de conscientização do câncer de pênis. A iniciativa, em sua primeira semana de divulgação na imprensa, já ultrapassou 260 inserções.
leia mais