SBU participa do 3º Congresso de Medicina Geral da AMB
A SBU marcou presença na programação científica do 3º Congresso de Medicina Geral (CMG 2025), promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB) de 24 a 26 de julho, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). O evento, voltado à atualização dos médicos generalistas, contou com ampla adesão e engajamento dos participantes.
Durante os três dias de congresso, a SBU participou ativamente de uma rodada de negócios estratégica, que reuniu empresas, representantes governamentais e organizações de logística de eventos. Mais de 20 empresas apresentaram suas propostas em sistema de rodízio, com apresentações a cada 15 minutos para as sociedades médicas presentes. Todas as propostas recebidas serão analisadas em reunião de diretoria, visando possíveis parcerias futuras.
A participação científica da SBU foi coordenada pela Escola Superior de Urologia, com a moderação dos doutores Luciano Gonçalves de Souza Carvalho e Roni de Carvalho Fernandes.
Um dos grandes destaques do evento foi a Mesa-Redonda de Urologia, realizada na manhã de sábado (26/07), no auditório 5. O espaço foi totalmente lotado por médicos, residentes e estudantes de medicina, que demonstraram grande interesse e participação ativa nas discussões. As palestras despertaram intensos debates e interação entre os especialistas e o público presente.
Os temas abordados foram:
“Rastreamento do câncer de próstata: onde estamos e para onde vamos”, apresentado por Vinicius Meneguette;
“Incontinência urinária feminina: o que todo médico deve saber!”, ministrado por Julyana Kanatye Mazzoni Moromizato;
“Bacteriúria assintomática e infecção urinária: diferenciando duas entidades de manejo distinto”, conduzido por Zein Mohamed Sammour.
Na sequência, a sala 4 sediou uma mesa multidisciplinar reunindo representantes das especialidades de nefrologia, radiologia e urologia. A sessão abordou os temas:
“Litíase urinária – sintomas clínicos e diagnóstico”, com palestra de Ita Pfefferman Heilberg;
“Radiologia por imagem na litíase urinária”, com Fernando Morbeck Almeida Coelho;
“Litíase urinária – como abordar o paciente para cirurgia”, com Antonio Lopes Corrêa.
A mesa foi moderada pelos especialistas:
Álvaro Pacheco e Silva Filho,
Roni de Carvalho Fernandes,
Fernando Morbeck Almeida Coelho e
Washington Luiz Ferreira Rios.
A expressiva participação do público e a profundidade das discussões científicas consolidaram a presença da SBU como protagonista em temas de alta relevância na prática médica geral, reforçando o compromisso com a educação continuada e a promoção de parcerias estratégicas para o avanço da saúde urológica no Brasil.
Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da Escola Superior de Urologia
Veja também:
Campanha sobre câncer de pênis tem início com mutirões e esclarecimento aos leigos
Em fevereiro, a SBU realiza a campanha Cuide! Você só tem um, voltada à conscientização sobre o câncer de pênis.
leia maisMinistério da Saúde convida SBU para parceria em projetos estratégicos voltados à saúde do homem
No dia 16 de janeiro, Dr. Roni de Carvalho Fernandes e Dra. Karin Anzolch, respectivamente, presidente e secretária-geral da SBU, participaram de reunião...
leia maisRECET alcança classificação Qualis B4
A nossa revista eletrônica da Comissão de Ensino e Treinamento, a RECET, obteve o reconhecimento da CAPES, em sua classificação do quadriênio 2021-24, como revista Qualis B4.
leia mais