Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
30/08/2024

Urologistas participam de mutirão de cirurgias em indígenas intersexo e mulheres trans no AM

Vinte e três pacientes intersexo e trans do SUS foram submetidos a cirurgias de conformidade e redesignação sexual em um mutirão formado por urologistas selecionados pela SBU nos dias 29 e 30 de agosto. A ação fez parte da I Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebseh) e à Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam).

Integraram a equipe de cirurgias os urologistas: Drs. Oldair Paiva, José Murillo Bastos Netto, Patric Tavares, Ubirajara Barroso, Adriani Caiado e André Mancini.

Além das cirurgias, nos quatro dias de jornada, foram realizados palestras e minicursos para ampliar o conhecimento e a visibilidade sobre transexualidade e intersexualidade no âmbito do serviço público de saúde. As cirurgias de redesignação sexual ainda não são realizadas na região norte do país, e entre os casos operados pela equipe multidisciplinar estão três indígenas intersexo, que passaram por procedimentos para adequação do órgão genital ao sexo biológico.

“A jornada foi um marco para a população intersexo e trans, com assistência a um grupo que sofre preconceito e tem dificuldade em ser aceito no mercado de trabalho e até mesmo em seus grupos sociais. Foi uma oportunidade para replicar conhecimento, ensinando novos profissionais a avaliar, a saber como abordar esses pacientes e a realizar cirurgias reparadoras ou transexualizadoras”, explica Dr. Ubirajara Barroso Jr., chefe do Departamento de Cirurgia Afirmativa de Gênero da SBU e organizador da equipe cirúrgica de urologia da jornada.

“É urgente que nosso país esteja preparado e possa atender com qualidade e acolhimento as pessoas intersexo e trans. E é nossa missão enquanto sociedade de especialidade promover e participar ativamente dessas ações que promovem o conhecimento e a inclusão social”, completa Dr. Luiz Otávio Torres, presidente da SBU.

“A identidade sexual, ou de gênero, é um aspecto importante e inerente do ser humano e que diz respeito não somente à sua integração social, mas à forma como a própria pessoa se sente e se vê, interferindo nos seus relacionamentos e na sua autoestima. Pode causar grande sofrimento ao indivíduo se algo nesse contexto não se adequa interna ou externamente, como por exemplo nas pessoas que nascem com uma genitália ambígua ou pessoas trans. Nesses cenários, também se encontra o papel do urologista e da própria SBU, não só de acolher, mas de tratar aspectos inerentes a essas condições”, reforça Dra. Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU.

Veja também:

30/08/2024

Urologistas discutem HPB no SBU em Casa

O SBU em Casa do dia 29 de agosto abordou "No front da HPB: definindo a melhor estratégia para cada paciente".

leia mais
29/08/2024

SBU e Ministério da Saúde alertam sobre importância de se prestar atenção à cor da urina

Em parceria com o Ministério da Saúde, a SBU lançou no dia 26 de agosto uma ação nas redes sociais com o objetivo de alertar o público leigo...

leia mais
23/08/2024

Mpox volta a ser classificada como emergência sanitária

Uma nova variante do vírus mpox foi detectada no continente africano e a doença voltou a ser classificada pela OMS como uma emergência sanitária global.

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar