Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
29/05/2018

Ondas de choque no tratamento da disfunção erétil: posicionamento da Sociedade Brasileira de Urologia

Recentemente, foi divulgado pela mídia, em nosso país, o uso de ondas de choque (ondas eletromagnéticas de baixa intensidade) no tratamento da disfunção erétil. De fato, pesquisas preliminares mostram que as ondas de choque de baixa intensidade podem melhorar a função erétil (avaliada por questionários específicos para ereção) por alguns meses. Caso esses resultados se mantenham em longo prazo e se efetivamente o método for capaz de interferir nos sintomas da disfunção erétil, representará uma alternativa atraente e inovadora.

O mecanismo de tal ação ainda requer investigações adicionais, mas provavelmente se deve à recuperação dos danos vasculares existentes no tecido erétil masculino. Entretanto, não há evidência científica robusta que comprove a eficácia e a segurança deste tratamento em longo prazo. Adicionalmente, parâmetros fundamentais no tratamento, como frequência, energia usada e tempo de tratamento não foram padronizados, por este motivo, ainda não foi autorizada a sua utilização nos Estados Unidos.

A Sociedade Brasileira de Urologia, por meio do seu Departamento de Sexualidade Masculina e Reprodução entende que a aplicação de ondas de choque para tratamento da disfunção erétil na prática clínica deve ser precedida de consentimento livre e esclarecido, expondo-se a ausência de acompanhamento de longo prazo. E, até o presente momento, não há indicação para o tratamento da curvatura peniana causada pela doença de Peyronie, também comentado pela Sociedade Européia de Urologia.

Veja também:

25/03/2024

Campanha Saia do Molhado é destaque na imprensa

Ao longo do mês de março a Sociedade Brasileira de Urologia e suas seccionais vêm alertando sobre a importância...

leia mais
15/03/2024

Incontinência urinária no SBU em Casa

O primeiro SBU em Casa de 2024 abordou o tema “Tratamento da incontinência urinária em mulheres: além dos guidelines

leia mais
15/03/2024

Seccionais esclarecem sobre incontinência urinária

Neste mês de março a SBU e suas seccionais aproveitam o Dia Mundial da Incontinência Urinária, celebrado em 14/03, para realizar a campanha Saia do Molhado

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar