Parceria entre SBU e SBRA no CBRA 2025
A SBU participou ativamente do 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025), realizado de 5 a 8 de outubro em São Paulo, celebrando a parceria com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).
A comissão organizadora do 29º CBRA, comandada pelo colega ginecologista Emerson Barchi Cordts, organizou um congresso grandioso que fala pelos seus números: 370 convidados nacionais e 42 internacionais. Foram oito cursos pré
congresso, sendo um deles inteiramente organizado pela Disciplina de Reprodução da Escola Superior de Urologia da SBU. Um evento multidisciplinar e multiprofissional, com psicológicos, nutricionistas, embriologistas, enfermeiros,
técnicos em andrologia e acadêmicos, em quatro dias de evento: um de pré-congresso e três de plenárias.
Essa parceria é um marco importante. Representa a integração entre duas áreas que compartilham o mesmo propósito: promover o cuidado integral da fertilidade humana — com responsabilidade, ciência e visão de futuro.
Em 1950, os casais em média tinham cinco filhos, hoje, menos de dois. Estamos nascendo menos, alguns países com crescimento negativo e outros sem condições sociais de crescer.
Quando falamos em sustentabilidade na reprodução assistida, falamos também em sustentabilidade na saúde do casal. Isso inclui reconhecer que a infertilidade não é um problema apenas da mulher, mas uma condição que deve ser abordada de forma conjunta, com atenção equânime ao homem e à mulher.
O urologista tem um papel essencial nesse cenário. Somos nós que investigamos, tratamos e acompanhamos o homem infértil, mas, acima de tudo, somos agentes de educação em saúde reprodutiva, estimulando hábitos saudáveis, prevenção de doenças e diagnóstico precoce.
Cuidar da fertilidade masculina é cuidar da família, da sociedade, do futuro.
A SBU acredita que o diálogo entre especialidades é o caminho mais sustentável para a medicina moderna. Ninguém caminha sozinho. A fertilidade é uma jornada compartilhada, e, quando unimos o olhar da reprodução assistida com o da urologia, criamos pontes sólidas entre a ciência e a vida.
Álvaro Pigatto Ceschin, presidente da SBRA, e SBU celebram esta parceria com entusiasmo e senso de missão.
O CBRA 2025 foi um espaço de aprendizado, de conexões humanas e de reafirmação de que sustentabilidade também significa continuidade da vida, do conhecimento e da esperança.
Em nome da SBU, parabenizo a SBRA pelo congresso e reafirmo nosso compromisso de atuar juntos pelo casal infértil, pela ciência e pelo futuro da reprodução humana no Brasil.
Com essa filosofia, a SBU reafirma seu papel como espaço de aprendizado e fazendo novas parcerias.
Texto: Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da ESU e presidente eleito da SBU (2026-2027)
Veja também:
Parceria entre SBU e APU proporciona intercâmbio de especialistas e residentes
Por meio da parceria firmada entre a SBU e a Associação Portuguesa de Urologia (APU), um urologista e um residente tiveram a oportunidade de estagiar em um centro português.
leia maisSBU fortalece cooperação internacional no Congresso da Associação Portuguesa de Urologia
Entre os dias 24 e 26 de outubro foi realizado na cidade de Gaia o congresso da Associação Portuguesa de Urologia (APU)
leia maisNeuromodulação da bexiga neurogênica no SBU em Casa
A pauta do SBU em Casa do dia 30 de outubro foi
leia mais