Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
21/02/2025

Sociedades de especialidades debatem decreto 12.062 na AMB

No dia 12 de fevereiro, ocorreu uma reunião online do Conselho Científico da AMB, com a participação de 82 entidades médicas. A SBU foi representada pelo seu ex-presidente Dr. Alfredo Canalini.

No encontro foi debatido o impacto do Decreto 12.062, de 14 de junho de 2024, que dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e sobre os aspectos do credenciamento dos Programas de Residência Médica (PRM).

O decreto, que teve o apoio da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), muda os critérios de credenciamento dos PRMs, diminuindo as exigências da estrutura mínima dos Serviços para o treinamento dos especializandos, com possível comprometimento da formação do residente pela não conformidade com a matriz de competência das especialidades, e colocando em risco a qualidade da assistência médica disponibilizada para a população em geral, contrariando as recomendações da AMB, do CFM e das Sociedades de Especialidade (SE).

Segundo Dr. Canalini, o decreto foi percebido por todos como um projeto de "mais especialistas", caminhando na mesma trilha do "mais médicos".

Na reunião, também foi criticada a não participação das SEs nas visitas de credenciamento feitas pelo MEC aos PRMs, salientando que isso vem sendo solicitado pela SBU desde 2006.

Propostas

Várias propostas foram apresentadas, dentre elas o levantamento da real demanda por mais especialistas, o envolvimento da frente parlamentar da medicina, a realização de atos públicos para esclarecer a população sobre as possíveis consequências dessa decisão e envolver o STF na discussão.

Segundo a AMB, a aplicação da prova de proficiência ao final da graduação poderá servir para evitar dar registro no Conselho a formandos com conhecimento insuficiente.

A AMB propôs a redação de uma carta/documento manifestando a preocupação com a qualidade da formação do especialista a partir desse decreto, convidando todas as Sociedades a serem cossignatárias deste documento (o comunicado será redigido com a ajuda de algumas entidades) e a realização de um fórum de discussão sobre o tema em maio ou junho, o que foi aprovado por todos os presentes.

Veja também:

16/05/2025

Avaliação genital do menino no SBU em Casa

Avaliação genital do menino: fimose, pênis embutido, micropênis e hormônios

leia mais
12/05/2025

Enurese é pauta no TARGET

O TARGET do dia 10 de maio teve como tema Enurese

leia mais
09/05/2025

SBU reforça laços internacionais em reunião do Comitê de Membros Internacionais da AUA

A SBU marcou presença na reunião do Comitê de Membros Internacionais (IMC) da Associação Americana de Urologia (AUA)

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar