2024/2025: biênio de grandes conquistas para a SBU
Ao longo do último biênio, a SBU vivenciou um período de intenso trabalho, avanços institucionais e resultados expressivos. As iniciativas realizadas e os projetos desenvolvidos refletiram o compromisso contínuo com a excelência, a representatividade e a valorização da urologia, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento da entidade e sua consolidação no cenário nacional e internacional como uma das maiores sociedades urológicas do mundo.
Confira alguns destaques a seguir.
CBU 2025: de 15 a 18 de novembro Florianópolis sediou o terceiro maior congresso da urologia do mundo, que reuniu mais de 3 mil congressistas. Foram 450 palestrantes nacionais e 62 internacionais, 48 cursos, workshops e lessons nos quatro dias de evento. E na semana que antecedeu o congresso, urologistas voluntários participaram da Uroweek, levando atendimento a pacientes do SUS com consultas e exames.
Parcerias internacionais: ao longo dos últimos anos, a SBU vem se consolidando entre as maiores sociedades urológicas internacionais, mantendo importantes parcerias e firmando novos convênios com entidades como AUA, EAU, CAU, APU, SPU que se traduzem em benefícios para os urologistas, como descontos em congressos e membresias, acesso a periódicos, intercâmbios etc.
IBJU: em 2024 a revista científica da SBU alcançou o maior fator de impacto de sua história: 4.5, figurando entre os principais periódicos urológicos do mundo. O IBJU foi escolhido também como revista oficial da Confederação Americana de Urologia (CAU) e da Associação Portuguesa de Urologia (APU).
Campanhas: diferentes campanhas temáticas foram realizadas para esclarecimento do público leigo pela Nacional e suas seccionais. Entre os destaques, a campanha de câncer de pênis, que contou com mutirão de postectomia em diversos estados e apoio do craque Zico, e a Saia do Molhado, com mutirão de urodinâmica e cirurgias. A SBU incluiu também o Outubrinho Rosa (voltado para a saúde urológica das meninas) e o Novembrinho Azul (voltado para os meninos) no seu calendário.
Notas técnicas: o Portal da Urologia passou a contar com uma seção de notas técnicas sobre temas em pauta na mídia, como uso da tadalafila com fins não médicos, engrossamento peniano, escassez de BCG oncológica e tratamentos hormonais para meninos baseado em medições caseiras no pênis.
Fonte na imprensa: a SBU tem se consolidado como uma referência e porta-voz qualificada em temas urológicos junto à imprensa, ampliando sua presença nos meios de comunicação e fortalecendo o diálogo com a sociedade. Além disso, tem obtido resultados expressivos na divulgação de suas campanhas temáticas, promovendo informação de qualidade, conscientização e impacto positivo na saúde da população. Foram mais de 11 mil inserções no período.
Webinars: foi realizado um total de 89 eventos, com a participação de 38 países diferentes, sendo:
SBU em Casa: 46 eventos, 6.686 acessos totais às salas, acesso de 35 países;
TARGET: 20 eventos, 2.804 acessos totais às salas, acesso de 37 países;
PEDAU: 19 eventos, 269 acessos totais, acesso de 28 países;
O Pulo do Gato: 4 eventos, 460 acessos totais, acesso de 14 países.
SBU On-Line: foram 102 edições informativas sobre as principais ações da Nacional e suas seccionais.
Bodau: 8 edições
RE.CET: 4 edições
Urologia Essencial: 2 edições
Veja também:
SBU lança selo em comemoração ao seu centenário
Você sabia que a SBU é uma das mais antigas e atuantes associações médicas no país? Neste ano, no dia 13 de maio, a Sociedade completa 100 anos.
leia maisConheça os membros da diretoria no biênio 2026-2027
Saiba quem são os urologistas que integram a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da SBU no biênio 2026/2027
leia maisTARGET: incontinência urinária e bexiga hiperativa em pauta
O TARGET do dia 13 de dezembro abordou o tema
leia mais