Ministro da Saúde diz que acordo com a SBU fará muita coisa andar

Membros da Diretoria da SBU participaram no dia 11 de novembro da cerimônia de lançamento da campanha Novembro Azul realizada pelo Ministério da Saúde, no Auditório Emilio Ribas, em Brasília. No evento, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falou da importância do acordo de cooperação técnica que está sendo assinado com a Sociedade.

“É importante a gente falar que estamos tratando com a Sociedade Brasileira de Urologia, estamos assinando um acordo de cooperação técnica. Isso vai fazer muita coisa andar, a partir da assinatura desse acordo nos próximos dias”, disse Pazuello.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, também pontuou a importância do acordo. “É o foco do nosso ministério estarmos do lado dos melhores especialistas, de quem mais conhece, isso em todas as áreas, e quem entende de saúde do homem é o urologista. A gente recebeu ontem a SBU e eles estão em peso aqui para qualificar as nossas políticas. O Ministério da Saúde de hoje é o ministério da ciência, totalmente do lado dos maiores especialistas do Brasil”, ressaltou.

Durante a cerimônia foi assinada portaria que libera R$20 milhões para ações de cuidados à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis. Os recursos serão destinados para estados com taxa de mortalidade de câncer de pênis acima de 0,60 por 100 mil homens no período de 2014 a 2018. São eles: Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Sergipe. Entre as iniciativas estão ações educativas de higiene genital, de prevenção ao HPV e identificação precoce de lesões no pênis.

“A atitude preventiva, buscar o atendimento precoce, acredito que na grande maioria das doenças ou das situações de saúde é a melhor opção. Isso serve para coronavírus, serve para câncer, serve para qualquer tipo de doença. Tem que procurar o médico”, disse o ministro ao falar da saúde do homem.

Participaram da cerimônia representando a SBU: o presidente, Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo; o secretário-geral, Dr. Alfredo Canalini; o diretor de comunicação, Dr. Roni Fernandes; a editora-chefe do BODAU, Dra. Karin Anzolch; o diretor do Departamento de Integração Associativa, Dr. Ricardo Vita; e a assessora de comunicação Aline Thomaz. E pelo Ministério da Saúde compuseram a mesa: o ministro Eduardo Pazuello; a representante da OPAS/OMS Socorro Gross; o secretário-executivo Elcio Franco; o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara; o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte; o representante do CONASS Leonardo Vilela; o secretário-executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa.

O vídeo da cerimônia está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=U9ND5eoxVuk&feature=youtu.be

Reunião com a SBU
No dia anterior ao evento, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, convocou uma reunião com representantes da SBU para tratarem do acordo de cooperação técnica.

“Na ocasião, ele nos disse que o ministro Eduardo Pazuello destinaria R$ 20 milhões para prevenção e cuidado do câncer de pênis, além de todas as estratégias para cuidar da saúde do homem. Ele sugeriu que seja realizado um levantamento das doenças do homem no DataSUS como indicadores de saúde e controle sobre a campanha que será realizada em parceria entre a SBU e o ministério durante o ano todo”, conta Dr. Roni Fernandes.

Participaram ainda da reunião os Drs. Alfredo Canalini, Karin Anzolch e Ricardo Vita, além de representantes do ministério.

Comments are closed.