Coordenador geral da Comissão de Relações Institucionais Internacionais destaca estágios em centros de excelência e intercâmbio de especialistas
Parcerias da SBU com a American Urological Association, a European Association of Urology e a Sociedad Argentina de Urología têm beneficiado diversos associados. Entre elas estão o oferecimento de estágio em centros de excelência no exterior; sessão científica conjunta SBU/AUA durante o CBU 2015; e, exclusivo para os residentes, acesso gratuito por um ano a todo o material educativo disponível no site da EUA; inclusão como membros juniores da EAU; e inscrição gratuita no Congresso Europeu de Urologia. Coordenador geral da Comissão de Relações Institucionais Internacionais, Dr. Luiz Otávio Torres adianta também nesta entrevista os novos convênios que deverão ser firmados.
SBU Online – Como estão as parcerias internacionais?
Dr. Luiz Otávio Torres – No momento estamos com parcerias com três Sociedades: American Urological Association (AUA), European Association of Urology (EAU) e Sociedad Argentina de Urología (SAU). Em relação à AUA, temos vários projetos em andamento. Todos os anos a SBU manda dois colegas urologistas para um estágio de um mês em um centro de excelência americano, na área escolhida pelo participante. Ele vai ao congresso da AUA e faz o estágio de um mês antes ou depois do congresso da AUA. Da mesma maneira nós recebemos dois colegas urologistas americanos para fazerem também estágio de um mês em centros brasileiros e participarem nos anos ímpares do Congresso Brasileiro de Urologia e nos pares do Congresso Paulista de Urologia. Este ano a AUA também abriu a oportunidade de mandarmos mais dois colegas, nos meses de outubro/novembro, para fazerem estágio de um mês em centros especializados em litíase. E isso sem qualquer custo financeiro – exceto, claro, despesas pessoais – para os participantes, tanto brasileiros quanto americanos.
SBU Online – Quais os projetos da Comissão de Relações Internacionais para este ano?
Dr. Luiz Otávio Torres – Durante o Congresso Brasileiro, este ano no Rio, teremos uma sessão científica conjunta SBU/AUA, que contará com a presença da diretoria da AUA e de outros palestrantes americanos. Durante o Congresso da AUA há também o Brazilian/Portuguese Urological Program, que é uma tarde toda direcionada para os urologistas de língua portuguesa. A SBU tem também um acordo com a AUA no qual, imediatamente após o congresso americano, eles nos mandam o material original apresentado em algumas sessões do congresso e nós fazemos aqui, oficialmente, os Highlights da AUA. Este ano os highlights foram no Congresso Mineiro de Urologia, em Belo Horizonte. Especialistas brasileiros apresentaram os slides que consideraram os principais mostrados no congresso da AUA. Tivemos uma reunião com as diretorias da SBU e da EAU em Madri, em março passado, na qual ficou acordado que teremos também uma sessão conjunta SBU/EAU durante o Congresso Brasileiro – a EAU arcará com a vinda de dois colegas europeus para participarem do congresso. Tivemos há alguns anos uma parceria com eles para traduzir para o português alguns dos guidelines da EAU. Estamos avaliando a possibilidade de fazermos novamente essa tradução. Acordo inédito firmado este ano com a EAU garantiu três benefícios aos residentes de programas reconhecidos pela SBU: acesso gratuito por um ano a todo o material educativo disponível no site da associação europeia; a inclusão dos mesmos como membros juniores da EAU; e a oportunidade de inscrição gratuita no Congresso Europeu de Urologia, que acontecerá em Munique (Alemanha), em março de 2016. A medida começou a valer no dia 1º de agosto e vai até 31 de julho de 2016. Em relação à SAU, iniciamos também um projeto de intercâmbio de urologistas, no qual um colega brasileiro passará um mês em um centro argentino e da mesma maneira um urologista argentino virá para um centro brasileiro.
SBU Online – Há novos convênios previstos?
Dr. Luiz Otávio Torres – Estamos em contato também com a Confederación Americana de Urologia (CAU) e a Societé Internationale d’Urologie (SIU) para estreitar nossas relações e incrementar intercâmbios e maior participação científica nos eventos organizados. Estamos também abertos para discutir com todas as Sociedades de Urologia que queiram se aproximar da SBU.
SBU Online – De que forma o estágio da AUA auxilia no desenvolvimento profissional do urologista?
Dr. Luiz Otávio Torres – Além de todo o apoio para que urologistas brasileiros possam se aperfeiçoar e atualizar em centros americanos, a AUA oferece para seus membros um amplo programa científico em seu site, incluindo guidelines, conferências, etc. A troca de experiências é de grande valor para os colegas brasileiros e americanos.
Comments are closed.