CBU 2025 recebe mais de 3 mil congressistas em Florianópolis
Foram quatro dias intensos de aprendizado, troca de experiências e congraçamento entre urologias de vários estados e diferentes países. A 40ª edição do terceiro maior congresso de Urologia do mundo vai ficar marcada na memória dos mais de 3 mil congressistas que participaram do CBU 2025, realizado de 15 a 18 de novembro em Florianópolis. Foram 450 palestrantes nacionais e 62 internacionais, 48 cursos, workshops e lessons nos quatro dias de evento.
Abertura e homenageados
A solenidade de abertura do CBU 2025 foi realizada no sábado, 15 de novembro. A mesa contou com a participação do presidente da SBU, Dr. Luiz Otavio Torres; do presidente da Comissão da Científica do CBU 2025, Dr. Roni de Carvalho Fernandes; de ex-presidentes da entidade; do senador Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar da Medicina; do secretário-geral da SBU, Dr. Pedro Gabrich; do presidente da SBU-RJ e representante dos delegados, Dr. Mauro Muniz; do conselheiro do CFM Dr. Marcelo Reis; e da presidente do CRM-SC, Dra. Andréa Caldeira.
Em seu discurso, Dr. Luiz Otavio Torres falou sobre as atividades sociais realizadas ao longo da semana que antecedeu o congresso, com atendimentos a pacientes do SUS. “Agradeço imensamente o trabalho de todos os envolvidos nas ações da Uroweek e na realização deste congresso. Tivemos mais de 3 mil inscritos.”
“Estamos há uma semana em Florianópolis e deixaremos um legado para a população. Obrigado a todos pela confiança”, destacou Dr. Roni Fernandes.
A noite também foi dedicada a homenagens. Dr. Antônio Carlos Lima Pompeo, presidente da SBU na gestão 2020/2021, recebeu a medalha Juscelino Kubitschek. “Foi um momento muito importante de minha trajetória acadêmica receber a Medalha Mérito Juscelino Kubitschek, nosso patrono. A maior condecoração da nossa Sociedade! Com humildade, não mereço tanto”, afirmou Dr. Pompeo. Já Dr. Luciano Favorito, editor-chefe do IBJU, foi contemplado com a Comenda Excelência Urológica. “É uma das homenagens mais importantes conferidas pela SBU. Fico muito honrado em ter sido agraciado com esse prêmio durante o congresso de Florianópolis”, destacou Dr. Favorito.
Em seguida, houve a entrega de medalhas que marca a troca das gestões: Dr. Luiz Otávio Torres recebeu a medalha de ex-presidente e Dr. Roni de Carvalho Fernandes, a de atual dirigente da entidade. “Não medirei esforços para manter o alto nível da nossa Sociedade. Vamos juntos seguir fazendo história. A SBU não para e estará sempre ao seu lado”, frisou Dr. Roni.
Ao fim da solenidade, Dr. Luiz Otavio Torres anunciou o vencedor da eleição para presidente da gestão 2028-2029: Dr. Ubirajara Barroso.
A solenidade foi encerrada com apresentação de Augusto Baschera e trio seguida de coquetel.
Corrida Novembro Azul
A programação do domingo, dia 16, foi iniciada com a Corrida Novembro Azul, na Trapiche da Beira-Mar Norte, que, devido à alta procura, teve ingressos esgotados.
Arena robótica
Pela primeira vez o CBU contou em sua programação com a Arena Robótica. O objetivo foi englobar aspectos técnicos e práticos e discussão de técnicas cirúrgicas e vídeos baseados na experiência de experts e com participação de dois a três debatedores.
UroVoice
A 40ª edição do CBU contou também com a tradicional noite do UroVoice, no domingo. Coordenada pelo Dr. Rogério de Fraga, a atração foi emoldurada por apresentações de talentos musicais da urologia, comida boa, bebida gelada e muita animação.
Pesquisa sobre percepção do tamanho peniano
O Departamento de Uropediatra da SBU divulgou, na sessão “Resultados da Ação Social Urologista Cidadão Novembrinho Azul realizada em 14/11/2025, no Hospital Joana de Gusmão”, os resultados preliminares de uma pesquisa inédita sobre a percepção dos pais sobre o tamanho peniano dos filhos. Os dados foram coletados durante os atendimentos realizados na Ação Social do Novembrinho Azul no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Drs. Marcos Machado, coordenador do departamento, e Veridiana Andrioli afirmaram que a ideia de realizar a pesquisa surgiu frente à epidemia de tratamentos hormonais indevidos em crianças, propagada principalmente nas redes sociais.
Participaram da pesquisa 99 pacientes/familiares. No atendimento, foi pedido ao responsável que medisse o genital da criança e em seguida o procedimento era realizado pelo médico. Em médias aproximadas, a medida realizada pelo responsável foi de 3,64 cm, a do médico, 6,18 cm, o que corresponde a uma diferença em torno de - 2,63 cm.
“Entre as conclusões do nosso estudo, podemos ressaltar que os responsáveis subestimam de forma significativa tanto o comprimento quanto o diâmetro/circunferência do pênis em relação ao exame objetivo do médico”, destacou Dra. Veridiana.
Durante o atendimento, o responsável também foi indagado sobre como avaliavam o tamanho do pênis do filho em comparação a uma criança da mesma idade; 48% responderam considerar normal, 24% achavam menor e 22% maior (5% não opinaram). Apesar de 24% acharem o tamanho menor, não foi diagnosticado nenhum caso de micropênis.
A sessão também contou com participação da Dra. Eliete Colombeli, responsável pela uropediatria do Hospital Joana de Gusmão.
Futuramente a pesquisa, de autoria da Dra. Veridiana Andrioli, será publicada em uma revista científica.
SBU e SBIm lançam manual de imunização
Em uma parceria inédita, SBU e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) lançaram, no segundo dia do CBU 2025, o “Guia de Imunização SBIm/SBU - Da prática geral aos cenários urológicos específicos”. A apresentação foi realizada pelos Drs. Maria Claudia Bicudo e Ricardo Vita e contou com depoimento gravado da Dra. Isabella Ballalai, da SBIm.
“Nosso objetivo ao criar esse guia foi aproximar o urologista da prescrição de vacinas”, destacou Dra. Maria Claudia. “Esperamos que esse manual seja útil para todos vocês”, completou Dr. Vita.
O guia de imunização foi distribuído no estande da SBU e está disponível de forma online.
O lançamento teve participação especial do humorista e influencer Menzinho (@ofaustocarvalho). Foi realizado ainda sorteio de um pacote para o CBU 2027, no qual foi contemplado Dr. Nataniel Sequeiros, da Bolívia.
SBU propõe parceria com Inca para diretrizes de CaP
Em sessão realizada em parceria com o Inca sobre rastreamento do câncer de próstata, a SBU propôs ao instituto a realização conjunta de diretrizes para rastreamento do câncer de próstata. O convite foi feito pelo Dr. Wilson Busato, supervisor da Disciplina de Câncer de Próstata da SBU.
“Juntos vamos determinar a qualificação do atendimento uro-oncológico no Brasil”, afirmou Dr. Busato.
A sessão contou com apresentação do Dr. Franz Santos de Campos, chefe do Serviço de Urologia do Inca e coordenador do Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata do Inca, que mostrou dados sobre o perfil dos pacientes do Inca diagnosticados com câncer de próstata.
Indagado pelo ex-presidente da SBU Dr. Antônio Carlos Pompeo sobre a posição do Inca em relação ao rastreamento do CaP, Dr. Franz afirmou que “o Inca realiza rastreamento oportunístico” e que não é contra a medida.
Encontro das Orquídeas celebra crescimento
O tradicional almoço das Orquídeas contou com a presença de mais de 100 participantes. De acordo com o último censo, divulgado em 2025, atualmente são 217 urologistas mulheres. Já o grupo de WhatsApp criado pelas Orquídeas conta com 342 participantes, entre urologistas e residentes.
“É com muita alegria que vejo que, apesar das dificuldades, estamos em um outro momento da nossa participação na urologia. Na próxima gestão atuarei como secretária-geral e na seguinte serei vice-presidente, dois cargos que ainda nenhuma mulher havia ocupado na SBU. Isso me emociona porque ao olharmos para trás talvez nunca imaginássemos que chegaríamos até aqui”, ressaltou Dra. Karin Anzolch, diretora de Comunicação da SBU.
Drs. Luiz Otavio Torres e Roni de Carvalho Fernandes também compareceram para cumprimentar as Orquídeas. “Vocês são um orgulho para nós, trabalham muito e são muto competentes”, afirmou Dr. Luiz Otavio. “Vocês têm todo o apoio da diretoria 2026/2027. É uma parceria muito produtiva”, completou Dr. Roni.
Dra. Isabelle Maruoka apresentou números da especialidade e da participação feminina na urologia. A média de idade das Orquídeas é de 37 anos, sendo a maioria atuante nas regiões Sudeste e Sul. E Dra. Maria Claudia Bicudo deu dicas de segurança na internet.
O encontro contou ainda com apresentação da assessora de comunicação da SBU e diretora da Vithal Comunicação, a jornalista Aline Thomaz, que falou sobre como se comunicar com ética, propósito e presença nas redes sociais.
SBU, FPMed e CFM discutem acesso a diagnóstico do CaP e câncer de bexiga
“Dificuldades no acesso ao diagnóstico de câncer de próstata e câncer de bexiga na saúde pública e suplementar do Brasil” foi o tema da mesa realizada com participação de representantes da SBU, Frente Parlamentar de Medicina e CFM. Participaram os Drs. Fernando Korkes, Rodolfo Borges, Moacir Cavalcante de Albuquerque Neto, Vinicius Meneguette Gomes de Souza, o presidente da Frente Parlamentar de Medicina, senador Hiran Gonçalves Silva, e o representante do CFM Dr. Antonio Edson Souza Meira Junior.
Dr. Fernando Korkes foi o apresentador da sessão e destacou as dificuldades que os pacientes com câncer de próstata e de bexiga enfrentam desde o diagnóstico ao tratamento, como demora na confirmação da doença e na realização de exames e muitas vezes necessidade de recorrer à judicialização para ter acesso a medicamentos.
“A partir desse debate pretendemos incentivar a cultura do PSA na atenção básica para casos definidos. E, no caso do câncer de bexiga, que possamos implementar protocolos para detecção da doença pela presença de hematúria, para que o diagnóstico não se dê em estágios avançados da doença, além de ampliar o acesso a cistoscopias”, enfatizou Dr. Korkes.
“Para conseguirmos nossos objetivos é necessário força política e defesa da medicina. Precisamos de mobilização e da representatividade de vocês, além de uma defesa organizada não só da urologia, mas da medicina como um todo. Deixo o meu gabinete à disposição da SBU para que possamos defender os nossos interesses”, afirmou o senador Hiran Gonçalves.
Parcerias internacionais
Drs. Luiz Otavio Torres, Roni de Carvalho Fernandes e Márcio Averbeck (diretor de Relações Internacionais da SBU) reuniram-se com representantes da Associação Portuguesa de Urologia (APU) para estreitar os laços entre as duas entidades.
“Estamos aumentando nosso relacionamento com a APU e nesta edição do CBU já tivemos a participação de um scholar e uma residente. Também enviamos um urologista e um residente para estágio em Portugal para participar do congresso da APU. Esse é um intercâmbio que teremos anualmente para troca de experiências”, ressalta Dr. Luiz Otavio.
Como fruto da parceria entre as duas instituições, a APU também estabeleceu o IBJU como periódico oficial da entidade.
A diretoria da SBU realizou também encontros com representantes da AUA e a EAU que participaram do CBU 2025.
Premiação dos melhores trabalhos
A premiação dos melhores trabalhos foi realizada no último dia de CBU 2025. O congresso recebeu 1.179 inscrições de trabalhos, dos quais 634 foram aceitos. A comissão avaliadora foi composta por 48 especialistas, tendo os Drs. Rodolfo Borges dos Reis como coordenador e Cristiano Mendes Gomes como vice-coordenador. Foram 311 trabalhos apresentados oralmente, 296 em pôster eletrônico e 27 em vídeo.
“Tivemos um recorde de trabalhos submetidos. Em nome da comissão avaliadora, agradeço a todos que participaram”, disse Dr. Rodolfo Borges.
As pesquisas foram divididas em dez áreas técnicas: uro-oncologia; infecção; infertilidade; HPB; trauma / uretra / urologia reconstrutora; uropediatria; disfunções miccionais / urologia feminina / uroneurologia / urodinâmica; disfunção sexual; litíase/endourologia; transplante renal / miscelânea.
Após a análise dos trabalhos, a equipe de avaliadores chegou a 39 finalistas ao Prêmio Dr. Sérgio Aguinaga (pesquisa clínica) e 12 ao Prêmio Gilberto Menezes de Goes (pesquisa básica). Conheça o vencedor em cada categoria:
Prêmio Dr. Sérgio Aguinaga - Validação externa do escore cancer of the prostate risk assessment (CAPRA) para predição de falha de tratamento após ultrassom focalizado de alta intensidade
Autores: Eder Silveira Brazão Jr, Victor Espinheira Santos, Thiago Camelo Mourão, Daniel Coser Gomes, Jayme Quirino Caon Nobre, Gustavo de Pádua Brazão, Renato Almeida Rosa de Oliveira, Walter Henriques da Costa, Gustavo Cardoso Guimarães, Stênio de Cássio Zequi.
Prêmio Gilberto Menezes de Goes - Efeito do silenciamento de TIMP-1 E TIMP-2 para o tratamento da doença de Peyronie: estudo in vivo
Autores: Patrícia Candido, Ruan Pimenta, Vanessa R. Guimarães, Karina Silva, Luana Pereira, Iran Silva, Eunice Higuchi, William Nahas, Kátia Ramos Moreira Leite, Sabrina T. Reis.
Melhor vídeo - Prostatectomia radical transvesical robótica – técnica Total Sparing – uma série de caso e descrição técnica
Autores: Alexandre Ken Rossini Murakami, Giovana Takeshita Itimura, Laura Mendes Trombini, Raquel Neves Balan, Giovanna de Almeida Castro, Isabelly Novaski Franco, Adolfo Perim Neves, João Gabriel Nogueira Scorpione, Silvio Henrique Maia de Almeida, Horácio Alvarenga Moreira.
Também foi entregue homenagem ao mais bem colocado no TiSBU 2024:
🏅 Condecoração Prof. Alberto Gentile (1º lugar no TiSBU 2024) – Dr. Antonio Gorgen.
Ao longo do congresso, os congressistas puderam participar ainda do Game SBU 2025. Os ganhadores foram contemplados com pacotes para o CBU 2027:
🥇 1º lugar: Dr. Henrique Boeira Kmohan – hospedagem, passagem e inscrição
🥇 2º lugar: Dr. Vinicius Nascimento dos Santos – passagem
🥇 3º lugar: Dr. André Heinen Gindri - passagem
TV SBU
A equipe da Comissão de Comunicação da SBU realizou uma ampla cobertura do congresso, entrevistando palestrantes nacionais e internacionais. Foram realizadas mais de 50 entrevistas, que estão disponíveis no @sbuoficial e Youtube.
CBU 2027
A 41ª edição do Congresso Brasileiro de Urologia será realizada de 20 a 23 de novembro de 2027 no Rio de Janeiro. O evento marcará o centenário da SBU, que será comemorado em 13 de maio de 2026.
Fotos: Elis Pereira e Fabrício de Almeida
Veja também:
Uroweek: atendimento a pacientes do SUS
Na semana que antecedeu o CBU 2025, urologistas voluntários participaram da Uroweek, com atendimento a mais de 600 pacientes do SUS
leia maisSBU recebe urologista e residente portugueses para estágio e participação no CBU 2025
Por meio da parceria da SBU com a Associação Portuguesa de Urologia (APU), um urologista e uma residente portugueses...
leia maisVeja o que foi destaque no quarto dia do CBU 2025
Dr. Geraldo de Aguiar Cavalcanti destacou a alta prevalência do prolapso de órgãos pélvicos (POP) em mulheres pós-menopausa...
leia mais