Parceria entre SBU e SBRA no CBRA 2025
A SBU participou ativamente do 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025), realizado de 5 a 8 de outubro em São Paulo, celebrando a parceria com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).
A comissão organizadora do 29º CBRA, comandada pelo colega ginecologista Emerson Barchi Cordts, organizou um congresso grandioso que fala pelos seus números: 370 convidados nacionais e 42 internacionais. Foram oito cursos pré
congresso, sendo um deles inteiramente organizado pela Disciplina de Reprodução da Escola Superior de Urologia da SBU. Um evento multidisciplinar e multiprofissional, com psicológicos, nutricionistas, embriologistas, enfermeiros,
técnicos em andrologia e acadêmicos, em quatro dias de evento: um de pré-congresso e três de plenárias.
Essa parceria é um marco importante. Representa a integração entre duas áreas que compartilham o mesmo propósito: promover o cuidado integral da fertilidade humana — com responsabilidade, ciência e visão de futuro.
Em 1950, os casais em média tinham cinco filhos, hoje, menos de dois. Estamos nascendo menos, alguns países com crescimento negativo e outros sem condições sociais de crescer.
Quando falamos em sustentabilidade na reprodução assistida, falamos também em sustentabilidade na saúde do casal. Isso inclui reconhecer que a infertilidade não é um problema apenas da mulher, mas uma condição que deve ser abordada de forma conjunta, com atenção equânime ao homem e à mulher.
O urologista tem um papel essencial nesse cenário. Somos nós que investigamos, tratamos e acompanhamos o homem infértil, mas, acima de tudo, somos agentes de educação em saúde reprodutiva, estimulando hábitos saudáveis, prevenção de doenças e diagnóstico precoce.
Cuidar da fertilidade masculina é cuidar da família, da sociedade, do futuro.
A SBU acredita que o diálogo entre especialidades é o caminho mais sustentável para a medicina moderna. Ninguém caminha sozinho. A fertilidade é uma jornada compartilhada, e, quando unimos o olhar da reprodução assistida com o da urologia, criamos pontes sólidas entre a ciência e a vida.
Álvaro Pigatto Ceschin, presidente da SBRA, e SBU celebram esta parceria com entusiasmo e senso de missão.
O CBRA 2025 foi um espaço de aprendizado, de conexões humanas e de reafirmação de que sustentabilidade também significa continuidade da vida, do conhecimento e da esperança.
Em nome da SBU, parabenizo a SBRA pelo congresso e reafirmo nosso compromisso de atuar juntos pelo casal infértil, pela ciência e pelo futuro da reprodução humana no Brasil.
Com essa filosofia, a SBU reafirma seu papel como espaço de aprendizado e fazendo novas parcerias.
Texto: Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da ESU e presidente eleito da SBU (2026-2027)
Veja também:
Pesquisa revela: 64% dos homens não sabem que o HPV pode causar câncer
No dia 22 de outubro, foram apresentados no Museu do Futebol, em São Paulo, os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pela MSD, com o apoio da SBU
leia maisDestaques da ESMO - Uro-oncologia 2025 no SBU em Casa
Destaques da ESMO - Uro-oncologia 2025 foi o assunto do SBU em Casa do dia 23 de outubro.
leia maisBoletim Eletrônico da Comissão Eleitoral SBU - Número 003
Conheça os membros aos cargos à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
leia mais