Comissão do Senado aprova criação de exame nacional obrigatório para médicos
Dr. Arilson Carvalho, responsável pelo Escritório da SBU em Brasília, esteve no Senado Federal, no dia 3 de dezembro, durante a votação do Projeto de Lei 2.294/2024, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ProfiMed) como requisito para o exercício profissional no Brasil. A proposição foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) por 11 votos a 9 e ainda passará por mais um turno de votação para a aprovação definitiva. O texto é um substitutivo do relator, senador Dr. Hiran Gonçalves, ao PL de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes.
"Esse é um importante projeto que assegura a toda a classe médica que novos rumos serão destinados à nossa profissão”, destaca Dr. Arilson.
“Essa vitória foi de todos nós porque se não fosse pela capacidade de articulação de todo o movimento médico brasileiro trabalhando junto aos senadores para convencê-los da importância desse projeto para preservar a saúde da população brasileira, não teríamos atingido esse objetivo”, completa o senador Dr. Hiran.
O texto prevê que o Profimed será coordenado, regulamentado e aplicado pelo Conselho Federal de Medicina. Além do exame de proficiência para os egressos do curso, o projeto propõe ainda medidas como:
- Estudantes do 4º ano do curso deverão fazer o Enamed, sob coordenação do Ministério da Educação
- Expansão da residência, com meta de alcançar, até 2035, ao menos 0,75 vaga de residência por médico formado;
- Competência exclusiva da União para autorizar e supervisionar cursos de medicina;
- Inscrição de Egresso em Medicina (IEM), permissão restrita a atividades técnico-científicas para quem ainda não for aprovado no Profimed.
A iniciativa mantém a exigência do exame também para formados no exterior, mas equivale a aprovação no Profimed às duas etapas do Revalida, o que evita duplicidade de obrigações para quem já revalidou o diploma.
*Com informações da Agência Senado
Veja também:
Campanha sobre câncer de pênis tem início com mutirões e esclarecimento aos leigos
Em fevereiro, a SBU realiza a campanha Cuide! Você só tem um, voltada à conscientização sobre o câncer de pênis.
leia maisMinistério da Saúde convida SBU para parceria em projetos estratégicos voltados à saúde do homem
No dia 16 de janeiro, Dr. Roni de Carvalho Fernandes e Dra. Karin Anzolch, respectivamente, presidente e secretária-geral da SBU, participaram de reunião...
leia maisRECET alcança classificação Qualis B4
A nossa revista eletrônica da Comissão de Ensino e Treinamento, a RECET, obteve o reconhecimento da CAPES, em sua classificação do quadriênio 2021-24, como revista Qualis B4.
leia mais