Sociedades de especialidades debatem decreto 12.062 na AMB

No dia 12 de fevereiro, ocorreu uma reunião online do Conselho Científico da AMB, com a participação de 82 entidades médicas. A SBU foi representada pelo seu ex-presidente Dr. Alfredo Canalini.
No encontro foi debatido o impacto do Decreto 12.062, de 14 de junho de 2024, que dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e sobre os aspectos do credenciamento dos Programas de Residência Médica (PRM).
O decreto, que teve o apoio da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), muda os critérios de credenciamento dos PRMs, diminuindo as exigências da estrutura mínima dos Serviços para o treinamento dos especializandos, com possível comprometimento da formação do residente pela não conformidade com a matriz de competência das especialidades, e colocando em risco a qualidade da assistência médica disponibilizada para a população em geral, contrariando as recomendações da AMB, do CFM e das Sociedades de Especialidade (SE).
Segundo Dr. Canalini, o decreto foi percebido por todos como um projeto de "mais especialistas", caminhando na mesma trilha do "mais médicos".
Na reunião, também foi criticada a não participação das SEs nas visitas de credenciamento feitas pelo MEC aos PRMs, salientando que isso vem sendo solicitado pela SBU desde 2006.
Propostas
Várias propostas foram apresentadas, dentre elas o levantamento da real demanda por mais especialistas, o envolvimento da frente parlamentar da medicina, a realização de atos públicos para esclarecer a população sobre as possíveis consequências dessa decisão e envolver o STF na discussão.
Segundo a AMB, a aplicação da prova de proficiência ao final da graduação poderá servir para evitar dar registro no Conselho a formandos com conhecimento insuficiente.
A AMB propôs a redação de uma carta/documento manifestando a preocupação com a qualidade da formação do especialista a partir desse decreto, convidando todas as Sociedades a serem cossignatárias deste documento (o comunicado será redigido com a ajuda de algumas entidades) e a realização de um fórum de discussão sobre o tema em maio ou junho, o que foi aprovado por todos os presentes.

Veja também:
Ministério da Saúde conta com apoio da SBU para ampliar vasectomia no SUS
O Ministério da Saúde (MS) procurou a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para discutir estratégias de ampliação do acesso à vasectomia no SUS
leia maisConheça o vencedor do BrasileUro 2023 e inscreva-se na edição deste ano
O BrasileUro é um campeonato de 30 perguntas gerais de múltipla escolha e vem fazendo sucesso nas últimas edições do Congresso Brasileiro de Urologia
leia maisSBU na Estrada: São Luís, Florianópolis e Goiânia
No último dia 25 de março, aconteceu o SBU na Estrada simultaneamente em São Luís (MA), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC) com o tema “Disfunções miccionais e HPB”.
leia mais