SBU faz Campanha de Câncer de Pênis Zero
Setembro de 2013 – Para orientar e atender a população, a Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, realiza de 26 a 29 de setembro a Campanha de Câncer de Pênis Zero. A quarta edição da iniciativa conta com cerca de 100 urologistas voluntários para prestar atendimento urológico, clínico e cirúrgico em hospitais públicos e promover o esclarecimento sobre a doença nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Haverá ainda palestras de capacitação para médicos generalistas do programa Saúde da Família. A campanha tem como padrinho o ex-jogador de futebol e atual técnico do Al-Gharafa (Qatar), Zico.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Data/SUS, há cerca de mil amputações por ano do órgão. A doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de informação, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.
“O câncer de pênis é um dos poucos que se é possível prevenir. Basta lavar o pênis com água e sabão, puxando o prepúcio – a pele que encobre a glande – principalmente após relações sexuais ou masturbação, usar preservativo nas relações sexuais e fazer a cirurgia em caso de fimose ou exuberância de prepúcio na puberdade”, afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi.
A SBU preparou um vídeo e folders explicativos da doença que serão distribuídos nos locais de atendimento. No site (www.sbu.org.br) e no Facebook (www.facebook.com/SociedadeBrasileiraUrologia) da entidade haverá informações sobre o problema.
“Queremos, além de atender, diagnosticar e, se possível, realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, também desenvolver um projeto de educação continuada com os médicos generalistas e agentes comunitários das regiões atendidas para prosperar as medidas de prevenção ao câncer de pênis”, afirma o coordenador da campanha e chefe da Comissão Especial de Urologia Militar da SBU, João Carlos Azeredo.
A maior incidência mundial de câncer de pênis é encontrada na Índia, com taxas de 3,32 casos a cada 100 mil habitantes, e a menor incidência nos judeus nascidos em Israel, com taxas próximas a zero. Nos Estados Unidos, a incidência é de 0,2 casos para cada 100 mil habitantes.
Recomendações
Lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação.
Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis. É preciso puxar a pele e limpar.
Realizar autoexame mensalmente. Puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.
Usar preservativo nas relações sexuais.
Ao notar qualquer alteração no pênis, visite o urologista.
Atendimento ao público
Quem estiver interessado em realizar o exame urológico, tirar dúvidas e obter encaminhamento para seu caso (cirúrgico ou não) deverá procurar os hospitais participantes da campanha:
João Pessoa (PB) – dia 28/09 das 8h30 às 12h
Hospital Municipal Santa Isabel
Centro Médico em Praça Caldas Brandão, S/N 58020-560 – Jardim das Ácacias
Palestra no dia 27/09 à tarde para equipe do programa Saúde da Família.
Recife (PE) – dia 27/09 das 9h às 12h e de 14h às 17h
IMIP – Instituto Médico Integrado Professor Antonio Figueira
Garanhus (PE) – dia 28/09 das 9h às 12h
Hospital Dom Moura
Fortaleza (CE) – dia 28/09 das 9h às 12h e de 14h às 17h
Santa Casa de Misericórdia
Reriutaba (CE) – dia 28/09 das 9h às 12h e de 14h às 17h
Hospital Rita do Vale Rego
Teresina (PI) – dia 27/09 das 7h30 às 9h30 e dia 30/09 das 9h às 12h
Hospital São Marcos
Saiba mais sobre o Câncer de Pênis
Fatores de risco
Fimose – pele que impede a exposição da glande (cabeça do pênis);
Acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular);
Higiene local precária;
Falta de informação sobre a doença;
Má situação socioeconômica e educacional das pessoas, em geral moradoras de regiões mais carentes, como o Norte e Nordeste.
Sintomas
O autoexame do pênis é fundamental para detectar as características apresentadas abaixo:
Perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;
Feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico e apresentem secreções e mau cheiro;
Tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
Inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.
Ao observar qualquer um desses sinais, é necessário procurar um médico imediatamente.
Diagnóstico
O paciente apresenta inicialmente lesão vegetante ou úlcero-vegetante, que acomete inicialmente a glande (80%), prepúcio (15%) ou sulco coronal (5%). Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura. No entanto, de acordo com o INCA, mais da metade dos pacientes demoram até um ano após as primeiras lesões aparecem para procurar o médico.
Tratamento
O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais (ínguas na virilha). Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais frequentemente realizado para controle local da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e a posterior amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Vithal Comunicação Integrada – assessoria da Sociedade Brasileira de Urologia
Aline Thomaz alinethomaz@vithal.com.br (21)9846-1967
Janaína Soares janaina.soares@vithal.com.br (21)9785-8009
Veja também:
Câncer de rim matou mais de 10 mil pessoas em três anos
Doença foi responsável por mais de 18 mil procedimentos para retirada total ou parcial do órgão pelo SUS. Sociedade Brasileira de Urologia alerta que diagnóstico precoce aumenta chances de cura
leia maisBrasil registrou média superior a 600 amputações de pênis nos últimos 10 anos
De 2012 a 2022 país ultrapassou 21 mil casos de câncer de pênis; Sociedade Brasileira de Urologia alerta que esse tipo de tumor pode ser prevenido com ações simples como higiene adequada e vacinação contra o HPV
leia maisApenas um terço dos homens se considera muito preocupado com a sua própria saúde
46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se...
leia mais