Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
26/10/2015

Sucos cítricos auxiliam na prevenção das pedras nos rins

Ácido cítrico presente na limonada tem fatores protetivos 

A formação do cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, em pessoas predispostas está ligada diretamente à alimentação. Uma dieta rica em proteína animal e sal e pobre em ingestão de água propicia seu aparecimento. De acordo com a cartilha do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia, suco de frutas cítricas, como limão, protegem o organismo da formação de pedras renais.

“Para prevenir o problema, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso fazer exercícios e perder peso”, afirma o urologista Sílvio Fernandes Timponi, coordenador do ambulatório de Cálculo Urinário da Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo os especialistas, saber a composição do cálculo é importante para definir uma dieta preventiva mais eficiente. Cerca de 80% das pedras são formadas por cálcio. Também existem os cálculos formados por ácido úrico.

Entre os tratamentos para o problema estão métodos endoscópicos pouco invasivos e energia laser para fragmentação de todos os tipos de cálculos urinários. “Além disso, tratamentos mais consagrados como a litotripsia extracorpórea (energia de onda de choque aplicada ao cálculo urinário sem cortes ou uso de endoscópios) também receberam contribuições tecnológicas que tornaram os métodos mais adequados ao paciente”, diz o urologista coordenador do Centro de Litotripsia AME-SBO/UNICAMP, Renato Nardi Pedro.

Dicas de prevenção:

  Beba no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia  Use o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos e não adicione sal na comida  Prefira os alimentos integrais aos refinados  Consuma legumes cozidos ou crus e verduras de folha  Consuma pelo menos 3 a 4 frutas ao dia

Evite:

  Azeitonas, bacalhau, salgadinhos, queijos amarelos, temperos e molhos prontos (catchup, mostarda, shoyu, caldos concentrados, molho inglês, sopas de pacote, cubos de caldos de carne e outros), produtos com glutamato monossódico, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, paio, carne seca)  Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, milho, patês, algas, chucrutes, maionese pronta)  Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes e outros)  Carnes salgadas (charque, camarão seco, defumados)  Salgadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim salgado, castanhas, chips)  Bolachas salgadas, recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light  Café, bebidas achocolatadas e chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar. Esses alimentos contribuem para a formação de cálculos, pois são ricos em oxalato. Portanto, use com moderação.

Saiba mais sobre pedra nos rins aqui.

“Creative Commons Lemons” por Andrew Comings, usado sob licença CC BY / modificado do original

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar